Quarta, 31 de Dezembro de 2025 05:09
75 98160-8722
Política Eleições 2022

Ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho fala sobre eleições 2022

Participando da solenidade em comemoração aos 71 anos da Rádio Cultura, ex-prefeito deu uma entrevista ao Boca de Forno News e falou também sobre vários assuntos.

29/09/2021 10h03 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho fala sobre eleições 2022

O ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho negou que irá disputar a eleição para deputado. “O meu trabalho é para ser senador ou vice-governador. Busco o apoio de todos os partidos e classe política. Estou trabalhando para ver se consigo esse apoio. Fico meio atrapalhado no meio de tantos amigos se for candidato a Câmara Federal ou a Assembleia Legislativa”, afirmou.

Ronaldo também reafirmou o seu apoio ao candidato do Democratas ao Governo do Estado, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Ainda conforme Ronaldo, ainda não está decidido quem será o candidato a deputado federal do grupo. “Infelizmente ainda não. Esse é um assunto que demorou muito e já poderia ter acontecido. É preciso tomar uma decisão a respeito desse assunto para poder costurarmos. Quando não fazemos isso o campo pode ser minado por outras pessoas”.

Questionado sobre qual o motivo da demora, o prefeito disse que faltam conversações. “Estamos a praticamente um ano da eleição e precisamos que alguém deseje. Temos nomes ventilados, mas que não deseja ser candidato a deputado federal. Temos que respeitar a decisão das pessoas e não impor que seja candidato. Nós incentivamos, damos uma palavra de apoio, mas acho que é preciso ter definição sobre isso. Nós todos precisamos intensificar essa conversa”, disse.

Questionado sobre se Dayane Pimentel, deputada federal pelo PSL, com a fusão dos DEM e PSL, pode ser a candidata do grupo, Ronaldo respondeu que Dayane é uma deputada e candidata a reeleição. “Ela já deixou isso claro e suas ações nas redes sociais são todas voltadas para a sua reeleição. Já encontrei com ela e ela está ativa, trabalhando pela sua legítima reeleição. Desejo a ela boa sorte. E estou aberto para conversa com todos os políticos”, explicou. Para decidir um candidato do grupo, Ronaldo disse que é preciso diálogo. “Não posso definir um candidato do grupo sozinho”.

O ex-prefeito disse que também tomou conhecimento sobre a vontade de Sérgio Carneiro de ser candidato a deputado federal. “Ele já foi candidato a deputado, foi um bom deputado. Acho que precisamos intensificar as conversas”.

Ronaldo disse que não tem data definida para a fusão do DEM e PSL e nem para ele sair do DEM. Cogita-se a possibilidade de Ronaldo sair do partido para ser candidato. “Definido não existe nada. Estou a serviço do grupo. Se o grupo entender que eu devo mudar de partido eu mudo. Contanto que seja para o bem do nosso grupo e do nosso objetivo que é o de ganhar a eleição para governador em 2022. Se essa mudança contribui para que a gente amplie o leque de apoios partidários, eu estou à disposição”, explicou.

Encontro de Fernando Torres e Colbert Martins e desentendimentos entre o Legislativo e Executivo

José Ronaldo falou ainda sobre o encontro entre o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins e o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Torres. Questionado sobre tomou conhecimento da conversa e se foi ele quem a organizou, Ronaldo respondeu. “Esta conversa não foi José Ronaldo que organizou, mas fico feliz que ela tenha acontecido. Espero que outras conversas continuem acontecendo. Torço muito para que esse diálogo vença tudo isso. São dois homens experientes na vida e que ela continue”.

Questionado sobre os sucessivos desentendimentos entre o Legislativo e o Executivo, Ronaldo disse que quando homens e mulheres inteligentes e capazes conversam, tudo dá certo. “É preciso ampliar este diálogo. Se aconteceu alguma coisa que alguém ficou triste ou chateado no momento, como pessoas preparadas, inteligentes e maduras está chegando à hora de conversar sobre o aconteceu. É isso que eu peço. Os dois têm muito a ganhar com isso e sairão fortalecidos desse processo e a cidade agradecerá”, completa.

FHC

Sobre o pedido do ex-presidente pelo PSDB Fernando Henrique Cardoso de que os partidos de direita se juntem aos partidos de esquerda, Ronaldo disse que é um direito dele opinar. “Isso é sagrado, ninguém pode tirar dele. FHC foi eleito e reeleito com meu voto, fui deputado federal por dois anos quando ele era presidente. Acho que ele foi um bom presidente e tem o direito dar a sua opinião, mas a minha é bem diferente da dele”, disse.

Na opinião de Ronaldo, a possível união de todos os partidos de esquerda, direita e centrão para combater o bolsonarismo não é algo inteligente. “Porque quem decide eleição é o voto povo não somos nós. O que o povo vai decidir para o ano que vem só Deus sabe. Só teremos as coisas claras dentro desse processo mais para abril do ano que vem. Por enquanto só muitas especulações, muitos interesses e fica o debate. Já disse que 2021 vai ser o ano de muito conversa e 2022, com o cheiro da eleição, as coisas vai se ajustando, os partidos se ajustando e fazendo suas coligações e partindo de maneira mais organizada para o processo político. Em 2022 diminuem as opiniões e o que vai valer é o processo eleitoral”.

Administração de Colbert

Ronaldo disse estar satisfeito com a administração do atual prefeito, Colbert Martins. Para Ronaldo, Colbert tem muitas virtudes na questão da pandemia. “Ele foi um bom prefeito na pandemia e tem realizado obras importantes na cidade como a duplicação dos viadutos, avenida no bairro Papagaio, o projeto do centro da cidade, a saúde, a educação e tantos outros projetos. Acredito que ela faça um governo bem sucedido até o final”, opinou.

Hospital de Campanha

Sobre o fechamento do Hospital de Campanha, Ronaldo disse que em Salvador o Governo do Estado fechou a Fonte Nova e isso vem acontecendo no Brasil inteiro. “Acho que um dos últimos que está fechando é o de Feira, mas o prefeito deixou claro que se preciso pode voltar. Esperamos que essa doença não se intensifique mais. A terceira dose da vacina tem que ser feita e infelizmente tem gente que ainda não tomou nem a primeira. Espero que as pessoas se vacinem porque está comprovado que a vacina está resolvendo o problema”, finalizou.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
paulo bindaHá 4 anos feira de santana como sempre opiniões bastantes poderadas e claras
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.