Terça, 26 de Agosto de 2025 02:46
75 9 9702 9169
Saúde Hospital da Mulher

Acompanhante só não pôde estar no momento do parto durante a pandemia, diz Gilberte Lucas

No pós-parto, puérperas puderam ficar acompanhadas. Visitas ainda estão proibidas

23/09/2021 11h19 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgou nota técnica, orientando unidades de saúde e secretarias municipais de Saúde, com relação à proteção da saúde de gestantes, puérperas e neonatos, principalmente no que se refere à presença de acompanhantes e visitantes, durante a epidemia de Covid-19.

Aqui em Feira de Santana, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), Hospital da Mulher, já permite acompanhantes desde julho deste ano. Visitas ainda não são permitidas. Segunda a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, toda gestante tem direito a um acompanhante.

“O Hospital da Mulher, no início da pandemia quando tivemos a preocupação em relação ao fluxo de gestantes, principalmente aquelas que vêm de outros municípios, suspendemos os acompanhantes no momento do parto de 2020 até julho de 2021. Até porque pelo risco, já que somos uma unidade de grande fluxo. Temos em média de 15 a 20 gestantes no centro cirúrgico. Imagine todas com mais 20 acompanhantes. Permitimos acompanhantes apenas nas enfermarias após o parto. Em nenhum momento foi suspenso acompanhantes nas enfermarias. As visitas foram suspensas. Visitas são liberadas apenas para o pai do recém-nascido”, informou.

O acompanhante desde julho pode estar no momento do parto no centro cirúrgico. “Seguindo todo um fluxo. É permito apenas um acompanhante. É feita uma pré-entrevista para saber se o acompanhante tem sintomas gripais, se foi vacinado. O Núcleo do Acompanhante faz essa entrevista e está sempre atento as pessoas que são acompanhantes nas enfermarias”, finalizou.

Saiba qual o fluxograma dos acompanhantes

Os acompanhantes deverão ter idade entre 18 e 59 anos, sem sintomas gripais e nem contato com indivíduos com sintomas gripais nos últimos 14 dias. Ele deverá usar máscara cirúrgica durante todo o tempo em que permanecer na unidade e ter cuidado com higienização. Menores de 16 anos apenas pais ou responsável legal será permitido como acompanhante. Na sala de parto não é permitido troca de acompanhantes.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.