Um soldado da Polícia Militar de Juazeiro, no norte da Bahia, foi morto por engano, durante uma operação da Polícia Civil de Petrolina, cidade pernambucana vizinha a Juazeiro. O caso aconteceu no início da noite de segunda-feira (13).
A vítima é o Joanilson da Silva Amorim, que tinha 32 anos. Ele estava de folga em casa, que fica no bairro Jardim São Paulo, em Petrolina, quando vizinhos o chamaram a para ajudar a prender suspeitos de assalto.
Ao sair de casa, policiais civis de Pernambuco teriam confundido Joanilson com um dos criminosos. Ele foi baleado na cabeça, no braço e na perna. O militar chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Universitário de Petrolina, mas não resistiu. A morte do soldado foi confirmada por volta das 20h.
Através de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que realizava uma operação de repressão ao narcotráfico na cidade de Petrolina, quando um homem de camisa em cor semelhante à de um dos suspeitos perseguidos apareceu armado, sendo confundido e alvejado, "em situação característica de legítima defesa putativa, quando há a percepção de risco iminente".
Ainda segundo a Polícia Civil de Pernambuco, um inquérito foi instaurado para investigar não apenas os suspeitos presos, mas as circunstâncias da operação que levaram à morte do PM baiano. "Um delegado foi especialmente designado para apurar os fatos com rigor e isenção. Além disso, a Corregedoria Geral da SDS também foi acionada e abriu investigação preliminar para investigar a atuação policial no âmbito disciplinar".
Polícia Baianos encontrados mortos na Paraíba tinham se mudado a trabalho havia dois meses
Extorsão Polícia prende mulher suspeita de extorquir turistas em ponto turístico de Salvador
Avião é apreendido Avião é apreendido em operação contra grupo suspeito de furtos milionários em joalherias
Operação da PF Presidente do PRD e cotado a vice de Jerônimo: saiba quem é o deputado baiano alvo de operação da PF
Influenciador baiano Influenciador baiano é preso em operação da PF contra tráfico e lavagem de dinheiro
Operação Midas Operação Midas desarticula organização criminosa com atuação em vários estados 
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nublado


