O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi denunciado no Tribunal Penal Internacional, em Haia, pelas ações tomadas pelo poder Executivo no âmbito da pandemia de Covid-19. A acusação de genocídio foi feita pelo Movimento Brasil livre e confirmada pelo líder do grupo, Renato Battista.
"Denunciei Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional pela condução desastrosa da pandemia e pela omissão de Augusto Aras em investigar o presidente. Pedi a abertura de investigação e sua prisão preventiva", disse Battista.
Além de Bolsonaro, o procurador-geral da República, Augusto Aras, também foi declarado culpado na denúncia. Segundo o MBL, Bolsonaro teria sido responsável pela crise sanitária ao apostar na "imunidade de rebanho" e por fazer "apelo" aos cidadãos para que usassem medicamentos comprovadamente ineficazes ao invés de incentivar a vacinação.
A peça, que pede a prisão do presidente, também cita pouco caso com as medidas de distanciamento social e disseminação de informações falsas sobre a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Eleições 2026 ACM Neto reúne base aliada da CMS
Política Motta diz que votação do fim da escala 6×1 e PL da misoginia deve ocorrer esta semana
Eleições 2026 Partido vai cobrar ficha criminal para evitar membros do PCC e CV
Eleições 2026 BTG/Nexus: Lula tem 49% das intenções de voto contra 43% de Flávio Bolsonaro em cenário de 2º turno
Pesquisa Quaest: Flávio Bolsonaro perde apoio no grupo que mais contribuiu para colocar a direita no poder
Investigação Coronel diz que incidente aéreo será investigado 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 28°
Tempo limpo


