Segunda, 21 de Junho de 2021 17:15
75 9 9842 0146
Política Politica

Zé Cocá pede apoio ao ministro da Cidadania, João Roma, com pautas da assistência social

ncontro aconteceu nesta terça-feira (1º), em Brasília

02/06/2021 17h19
17
Por: Reginaldo Junior Fonte: Redação
Foto: Euro Amancio
Foto: Euro Amancio

Em Brasília, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá, teve um encontro na tarde desta terça-feira, 1º, com o Ministro da Cidadania, João Roma, para discutir pautas da assistência social. “A receptividade do ministro foi muito boa. Ele se comprometeu a fazer os encaminhamentos para atender a todos os nossos pleitos”, avaliou Zé Cocá.  

O ministro afirmou que vai deliberar sobre as pautas que dependem da sua pasta e levar aos outros ministros as que precisam de definições conjuntas. “A cesta básica está para segurança alimentar, como o carro-pipa está para a segurança hídrica”, exemplificou João Roma.

Iniciativa da UPB, o encontro foi definido durante a reunião que teve na sede da entidade, em maio, na qual Zé Cocá se comprometeu a levar os representantes do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - CONGEMAS e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS Ba até o ministro João Roma.

“Saímos bastante otimistas com relação a vacinação e a recomposição do orçamento, além das outras pautas expostas. O ministro foi bastante solícito e reconhece a importância dos temas apresentados”, avaliou a presidente do COEGEMAS Ba e secretária municipal de assistência social de João Dourado, Ediana de Castro Dourado.

As principais pautas foram: a inclusão dos Trabalhadores do SUAS no Plano Nacional de Imunização; a recomposição integral pelo Governo Federal dos recursos previstos para o custeio do SUAS; a reconsideração sobre a proposta de alteração no Cadastro Único; esclarecimento do Ministério da Cidadania quanto a Ação de Distribuição de Alimentos – ADA; e proposta do ministério em desenvolver capacitação conjunta com a UPB para os gestores municipais da Assistência Social.

Também estiveram presentes o vice-presidente do CONGEMAS e secretário municipal de assistência social de Lagarto, em Sergipe, Valdiosmar Vieira Santos, e a vice-presidente do COEGEMAS e secretária municipal de assistência social de Capim Grosso, Hosana Silva Ferreira. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.