A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) denunciou, nesta quinta-feira (29), no Plenário da Câmara, o que chamou de “Plano macabro de dizimação dos bancos públicos”, que são as decisões do ministro da Economia, Paulo Guedes, de fechar 361 agências do Banco do Brasil e vender ativos da Caixa Econômica Federal.
Somente na Bahia, existe a possibilidade de encerramento de atividades do BB em 26 municípios. Para a parlamentar baiana, tal medida traria um grande prejuízo a aposentados e servidores públicos, além de uma sangria na economia das cidades menores, sobretudo aos donos de pequenos comércios.
“Os motivos elencados por Paulo Guedes e sua turma, para sucatear e dizimar os bancos públicos, que têm uma importante função social, não se justificam, uma vez que o Banco do Brasil registrou – no ano de 2020 – um lucro líquido de R$ 12,6 bilhões e ficou entre os cinco maiores do País”, disse.
Lídice citou ainda o exemplo de Caém, no Piemonte da Chapada Diamantina, onde o prefeito Arnaldinho Oliveira tem feito diversos pedidos contra a desativação da agência do município, pois, segundo ele, seria uma tragédia para os aposentados que moram na cidade.
Com relação a Caixa Econômica Federal, a deputada destacou a importância dos servidores em tempos de pandemia, uma vez que a instituição tem cumprido uma grande função social que é o pagamento do auxílio emergencial. Ela denunciou o descaso do governo com os funcionários que estão frente a frente com a COVID-19 todos os dias, devido o aumento do volume de atendimentos feitos nas agências.
A deputada cobrou ainda a nomeação dos aprovados dos últimos concursos para a Instituição.
Tragédia Acidente com ônibus deixa sete mortos e 13 feridos na Bahia
Tradição Caruru de Cosme e Damião mantém viva tradição cultural e religiosa na Bahia
Cachoeira Campanha Setembro Amarelo encerra 9ª edição com ampla mobilização no Recôncavo da Bahia
Caso Master Delação rejeitada de Vorcaro cita pagamentos a grupo de Wagner
Segurança Pública Bahia terá 34 mil profissionais de segurança mobilizados nas eleições, diz SSP
Chuvas na Bahia Mais de 30 cidades da Bahia entram em alerta para tempestades nesta quinta-feira 
Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 17° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo limpo


