Boca de Forno News
A vacinação nacional contra a Covid-19 começou nos últimos dias de janeiro, com a distribuição das doses da Coronavac para Feira de Santana. Após o recebimento, o Governo Municipal iniciou a vacinação que, nesta primeira etapa, é voltada somente para os grupos prioritários: profissionais de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus, e idosos que vivem em asilos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também liberou o uso emergencial da vacina de Oxford/Astrazeneca. As doses do imunizante já estão sendo aplicadas na cidade.
Ao Boca de Forno News (BFN), a infectologista e coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Melissa Falcão, esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto:
BFN: Quem já tece Coronavírus pode tomar a vacina?
Melissa: "Quem já teve a doença também deve tomar a vacina, esperando um mínimo de quatro semanas entre a doença e a vacinação."
BFN: As pessoas alérgicas podem tomar a vacina?
Melissa: "Como toda vacina, esta pode ter uma reação alérgica. Além do componente ativo do Coronavírus, ela (vacina) possui outras substâncias em sua composição que podem causar risco de reação alérgica. É preciso ficar atento aos componentes"
BFN: Pessoas com comorbidades podem tomar a vacina tranquilamente?
Melissa: "Todas as pessoas que tem alguma doença associada devem usar a vacina para ter uma proteção a mais, por isso elas foram inclusas nos grupos prioritários."
BFN: Quem está podendo tomar a vacina na fase inicial?
Melissa: "Profissionais da linha de frente em saúde e idosos"
BFN: Quando as pessoas comuns e toda a população em geral poderão ser vacinados?
"Após os grupos prioritários, todas as pessoas serão vacinadas, exceto os menores de 18 anos por não existir um estudo específico para este grupo. Não temos como estimar a data, mas a expectativa é que seja a partir do segundo semestre"
Informações do repórter Reginaldo Lima
Saúde HGCA alerta para impacto da violência no trânsito, com internações que podem custar até R$ 5 mil por dia
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Saúde Pandemia? Infectologista explica riscos de novo surto viral no Brasil
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados 
Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado



