Domingo, 16 de Novembro de 2025 02:11
75 98160-8722
Bahia Eleições 2020

URGENTE: Santo Amaro vai ter correição eleitoral por suspeita de fraude

Alessandra Gomes (PSD), derrotou o então prefeito Flaviano (PP) por uma diferença de apenas 100 votos

29/01/2021 15h22
Por: bocadeforno Fonte: Berimbau Notícias
URGENTE: Santo Amaro vai ter correição eleitoral por suspeita de fraude

O clima político no município de Santo Amaro continua tenso, a coligação “Vamos seguir avançando”, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral por suposta fraudes nas transferências de títulos, no Diário da Justiça Eleitoral do dia 26/01/2021, o Exmo. Sr. Dr. André Felipe Gomma de Azevedo, Juiz da 178ª Zona Eleitora, Tornou Público através de Edital n.021/2021, que vai fazer a correição ordinária anual do ano de 2020, convocando o Ministério Público (MP), os Partidos Políticos e OAB, para participar dos trabalhos durante a jornada, que vai acontecer nos dias 22 a 26 do ano corrente no Cartório Eleitoral da cidade.

Tudo indica que a eleição de 2020 no município está longe de ter um fim.

O QUE SIGNIFICA? 

Correição e Revisão do eleitorado são procedimentos previstos no art. 71, § 4º, do Código Eleitoral e art. 58, caput, da Resolução TSE nº 21.538/2003, que dispõem que, havendo denúncia fundamentada de fraude no alistamento de uma zona ou município, o Tribunal Regional Eleitoral poderá determinar a realização de correição e, provada a fraude em proporção comprometedora, ordenará a revisão do eleitorado, obedecidas as instruções do Tribunal Superior Eleitoral, com o cancelamento de ofício das inscrições correspondentes aos títulos que não forem apresentados à revisão.

Da definição acima, extrai-se que enquanto a correição examina parte do eleitorado de um Município, a revisão investiga o eleitorado em sua totalidade.

As denúncias devem ser feitas mediante representação endereçada ao Corregedor Regional Eleitoral, acompanhada de provas da fraude alegada e da relação nominal de eleitores irregularmente inscritos.

É feita uma investigação preliminar e, após a obtenção dos resultados, dependendo da proporção das irregularidades apuradas, propõe–se ao Plenário do Tribunal Regional Eleitoral um dos procedimentos acima descritos.

As informações são do site Berimbau Notícias

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.