Terça, 07 de Julho de 2026 10:44
75 98160-8722
Cultura Luto na arte

Morre aos 95 anos dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, autor de “O Rei do Gado” e “Pantanal”

A informação, inicialmente dada pelo jornalista Leo Dias, foi confirmada pelo colunista Lucas Pasin, do site Metrópoles, pelo HCor por meio de nota.

07/07/2026 09h07
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia Notícias
Foto: TV Globo
Foto: TV Globo

O autor de novelas Benedito Ruy Barbosa, de 95 anos, teve a morte confirmada nesta terça-feira (7), dias após ter dado entrada no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, sem previsão de alta.

A informação, inicialmente dada pelo jornalista Leo Dias, foi confirmada pelo colunista Lucas Pasin, do site Metrópoles, pelo HCor por meio de nota.

Ruy Barbosa, que desde o início do ano sofria com problemas de saúde, tinha diagnóstico de insuficiência renal crônica (IRC) há três anos e apresentava um histórico de reinternações em razão de infecções recorrentes do trato urinário.

No início do ano, Benedito chegou a ficar 19 dias internado no HCor para o tratamento do quadro.

“O Hcor informa que o autor Benedito Ruy Barbosa, de 95 anos, faleceu nesta manhã devido a complicações de insuficiência renal crônica (IRC). A instituição se solidariza com os familiares e amigos neste momento de pesar.”

Nascido em Gaxupe, em Minas, Benedito se tornou um dos maiores escritores e autores de telenovelas da televisão brasileira.

Conhecido grandes sagas da teledramaturgia brasileira, Benedito Ruy Barbosa construiu histórias marcadas pelo regionalismo, se tornando uma espécie de referência na drama rural.

Entre suas obras mais marcantes estão 'Pantanal' (1990), 'O Rei do Gado' (1996), 'Terra Nostra' (1999), 'Cabocla' (1979/2004), 'Sinhá Moça' (1986/2006) e 'Renascer' (1993).

Afastado da escrita ativa por conta da idade, o legado do dramaturgo continuou vivo por meio de seus netos, a exemplo de Bruno Luperi, que supervisionaram e escreveram os remakes de 'Pantanal' (2022) e 'Renascer' (2024).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários