José Ronaldo - Foto: Boca de Forno News
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (26), no Paço Municipal Maria Quitéria, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, anunciou uma série de medidas voltadas para a revitalização do centro da cidade, com destaque para a criação do futuro Palácio das Academias, que será instalado no prédio histórico onde funcionou por mais de um século a Filarmônica Vitória.
A reunião contou com a presença de representantes de diversos segmentos culturais do município, integrantes das academias de letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, escritores, lideranças religiosas e representantes de entidades de classe, como a Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sindicatos do comércio e de bares e restaurantes.
Foto: Boca de Forno News
Segundo o prefeito, a solenidade marcou um momento importante para a cultura feirense.“Foi uma reunião muito prestigiada, reunindo praticamente todos os segmentos da área cultural de Feira de Santana”, afirmou.
O principal anúncio da coletiva foi a assinatura do decreto de declaração de utilidade pública do imóvel localizado na Rua Conselheiro Franco, onde funcionou a tradicional Filarmônica Vitória. De acordo com José Ronaldo, o município dará início aos procedimentos legais para incorporar o imóvel ao patrimônio público e iniciar sua recuperação.
O espaço será transformado no Palácio das Academias, destinado a abrigar todas as academias de letras do município e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana. “Era um pleito antigo das pessoas que amam a cultura nessa cidade, de ter um espaço apropriado para desenvolver seus trabalhos. Nós resolvemos tomar essa atitude e fazer essa declaração de utilidade pública”, declarou.
Foto: Boca de Forno News
O prefeito informou que o decreto será publicado no Diário Oficial e que o secretário municipal de Cultura, Carlos Brito, juntamente com a Procuradoria do Município, já está trabalhando na documentação necessária para efetivar a transferência do imóvel.
Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Planejamento iniciará os levantamentos técnicos e de engenharia para elaboração do projeto de recuperação do prédio histórico.
Centro Administrativo
Durante a coletiva, José Ronaldo também apresentou o andamento de outros projetos de revitalização do centro de Feira de Santana. Entre eles, está a desapropriação da área onde funcionou o antigo Colégio Santa Rosa, local que deverá abrigar o futuro Centro Administrativo da Prefeitura.
Segundo o prefeito, o projeto de restauração dos prédios está em pleno desenvolvimento. Além disso, a administração municipal está promovendo a recuperação do prédio do Arquivo Público e já encaminhou a licitação para a restauração do imóvel onde funcionou o Colégio Maria Quitéria, localizado na Praça Clóvis da Mota.
Foto: Boca de Forno News
Requalificação de praças no Centro
Outro anúncio importante diz respeito às obras de requalificação de espaços públicos no centro da cidade. O prefeito informou que o processo licitatório para as intervenções já foi concluído e que os contratos estão em fase de assinatura.
Entre os locais contemplados estão:
Embora outras praças nos bairros também estejam incluídas no pacote de investimentos, José Ronaldo destacou especificamente as intervenções previstas para o centro da cidade.
Antigo prédio do INSS
Questionado sobre o interesse do município no antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Ronaldo afirmou que a Prefeitura chegou a manifestar interesse no imóvel há cerca de oito meses, mas não obteve resposta do órgão federal.
Segundo ele, o desejo era instalar no local algumas secretarias municipais. “A porta não está fechada. Se houver interesse do INSS em repassar o prédio ao município, podemos voltar a discutir a utilização daquele espaço”, explicou.
José Ronaldo - Foto: Boca de Forno News
Secretaria de Cultura
O prefeito também foi questionado sobre a possibilidade de a Secretaria Municipal de Cultura funcionar no prédio do antigo Colégio Costa Mota.
Ele informou que a questão ainda será estudada, uma vez que o futuro Centro Administrativo terá espaço suficiente para abrigar diversas secretarias, inclusive a pasta da Cultura.
Mudanças na administração municipal
José Ronaldo confirmou mudanças na estrutura administrativa do município. O vereador Jocivaldo Santana assumirá a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Com seu afastamento da Câmara Municipal, o suplente Carlito do Peixe será convocado para assumir a vaga no Legislativo.
Segundo o prefeito, a decisão ocorreu após conversas com o vereador. “Ele me pediu um tempo para pensar e depois me procurou dizendo que aceitaria o desafio”, afirmou.
São João de Maria Quitéria
Ao fazer um balanço dos festejos juninos, o prefeito classificou o São João de Maria Quitéria como um grande sucesso. Segundo ele, o evento ocorreu de maneira tranquila, sem registros de violência e com grande participação popular. “São João é uma festa que todo mundo gosta. A praça ficou lotada todas as noites e tudo aconteceu com muita tranquilidade”, destacou.
José Ronaldo também anunciou a continuidade da programação junina, com os festejos de São Pedro em Humildes e Bonfim de Feira.
Transporte gratuito para o São Pedro
A Prefeitura também manterá o transporte gratuito para os distritos durante os festejos de São Pedro. Segundo o prefeito, cerca de 2.200 pessoas utilizaram gratuitamente o transporte disponibilizado para São José.
O mesmo serviço será oferecido durante as festividades em Humildes, com saída do Terminal Central em direção ao distrito.
Divisor de águas
Foto: Boca de Forno News
A escritora Cláudia Gomes, integrante da Academia Feirense de Letras, comemorou o anúncio da criação do Palácio das Academias e classificou a iniciativa como um momento histórico para a cultura local.
Segundo ela, o novo espaço permitirá maior valorização da literatura, da memória e da produção cultural do município. “Não é apenas uma boa notícia, é uma ótima notícia. É sinal de que a arte, a cultura e a literatura de Feira de Santana agora vão se encontrar em um espaço onde poderemos divulgar ainda mais a nossa produção e a memória da cidade.”
A escritora ressaltou que muitas academias e escritores independentes não possuem sede própria e realizam encontros em locais cedidos, como escolas e espaços culturais. “Vai ser um abrigo para todos nós escritores e para as academias. Muitas vezes nos encontramos onde as portas são abertas para nos receber. Agora teremos um local para marcar a nossa presença e mostrar para que viemos.”
Para Cláudia Gomes, o novo equipamento cultural também fortalece os escritores independentes e os chamados “fazedores de memória”. “Quem escreve deixa registrado e fica para a eternidade. Acredito que os desafios vão continuar, mas agora estaremos de mãos dadas, unidos e com o apoio do poder público, o que será muito melhor para a cultura de Feira de Santana.”
Embora ainda não haja uma definição sobre o funcionamento do espaço, a escritora acredita que o diálogo entre as academias e a Secretaria de Cultura permitirá uma organização que contemple todos os segmentos. “É um novo caminhar e um novo olhar para as artes e para a literatura de nossa cidade.”
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26)
Feriado Retorno do São João mantém movimento intenso na Rodoviária de Feira; Agerba registra aumento de 25% no número de passageiros
Campanha Liquida Feira 2026 começa nesta quinta (25) com descontos de até 50% e sorteio de carros e TVs
São João Limão com Mel garante público recorde e muita animação no encerramento do São João de São José
Feira de Santana José Ronaldo destaca sucesso do primeiro fim de semana do Arraiá de Feira em São José
Comidas típicas Às vésperas do São João, preços de milho e amendoim seguem acessíveis no Centro de Abastecimento de Feira 
Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas


