Sexta, 26 de Junho de 2026 10:07
75 98160-8722
Feira de Santana Feriado

Retorno do São João mantém movimento intenso na Rodoviária de Feira; Agerba registra aumento de 25% no número de passageiros

Fiscalização reforçada e transporte clandestino estão entre os principais temas após os festejos juninos.

26/06/2026 08h16
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Foto: Boca de Forno News

Após dias de intensa movimentação por conta dos festejos de São João, a Rodoviária de Feira de Santana ainda registra um grande fluxo de passageiros que retornam para suas cidades de origem e também para a segunda maior cidade da Bahia. O cenário, no entanto, já é de redução gradual do movimento, depois do pico registrado entre os dias 19 e 24 de junho.

De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o balanço parcial da operação especial de São João é considerado positivo. Segundo o especialista em regulação do órgão, Jorge Raimundo, houve um aumento de aproximadamente 25% na demanda de passageiros em comparação aos dias normais de funcionamento do terminal rodoviário.

Jorge Raimundo - Foto: Boca de Forno News

A estimativa da agência aponta que cerca de três mil pessoas embarcaram diariamente em Feira de Santana durante o período junino, número semelhante ao registrado em 2025. “O São João é uma das maiores manifestações culturais do nosso estado e movimenta praticamente todas as regiões da Bahia. A avaliação que fazemos é positiva, porque conseguimos atender a demanda dentro do esperado e proporcionar que as pessoas viajassem de forma relativamente tranquila”, destacou Jorge Raimundo.

Para evitar transtornos aos passageiros, a Agerba autorizou cerca de 30 horários extras de ônibus intermunicipais durante o período junino. A medida foi necessária porque os horários regulares não seriam suficientes para atender o aumento significativo de pessoas em deslocamento. “Os horários ordinários, aqueles do dia a dia, acabam não sendo suficientes nesse período. Por isso, autorizamos viagens extras para garantir que ninguém deixasse de viajar por falta de oferta de transporte”, explicou o especialista.

Segundo a Agerba, o planejamento para a operação especial levou em consideração a experiência de anos anteriores e as projeções de crescimento do fluxo de passageiros, especialmente para cidades do interior que realizam grandes festas de São João.

Diferentemente da saída para o feriado, que ocorreu de forma mais distribuída ao longo de vários dias, o retorno dos passageiros ficou concentrado, principalmente, nos dias 24 e 25 de junho.

Foto: Boca de Forno News

A explicação, segundo Jorge Raimundo, está relacionada ao calendário deste ano. Com o São João acontecendo no meio da semana, muitos trabalhadores precisaram retornar rapidamente às suas cidades para retomar as atividades profissionais. “Nós percebemos que a ida aconteceu de maneira mais espalhada, mas o retorno se concentrou nos dias 24 e 25. Já na manhã do dia 24 o movimento era bastante intenso, porque muitas pessoas precisavam trabalhar nos dias seguintes”, observou.

A expectativa da agência é de que o fluxo de passageiros diminua significativamente nos próximos dias.

São Pedro 

Mesmo com a proximidade das festas de São Pedro, a expectativa é de um movimento bem menor em comparação ao registrado durante o São João. “O São Pedro ainda gera um resquício de movimentação, mas não chega nem perto do que representa o São João. Acreditamos que os horários regulares consigam absorver a maior parte da demanda, sendo necessário apenas algum reforço pontual”, afirmou o representante da Agerba.

As imagens das rodovias baianas durante o período junino, especialmente da BR-324, mostram a dimensão da maior festa popular do estado. Segundo o especialista, dificilmente se observa ao longo do ano uma movimentação tão intensa quanto a registrada nos dias que antecedem o São João.

Transporte clandestino

Paralelamente à operação de transporte, a Agerba promoveu a campanha “Vai Pro Arraiá? Procure o Transporte Legal”, com o objetivo de conscientizar os passageiros sobre os riscos do transporte clandestino.

Segundo Jorge Raimundo, a utilização do transporte regular garante mais segurança aos usuários, uma vez que os veículos passam por vistorias periódicas e são fiscalizados pelo poder público. “O passageiro que utiliza o transporte regular tem uma série de direitos garantidos. Além da segurança, ele conta com a possibilidade de remarcar a passagem, validade do bilhete por até um ano em determinadas situações e a certeza de estar viajando em um veículo que passou por inspeção e atende às exigências legais”, explicou.

A preocupação com o transporte clandestino é ainda maior em períodos de grande movimentação, quando aumenta a oferta de veículos irregulares nas rodovias.

Na área externa da rodoviária, os taxistas acompanharam o aumento da movimentação de passageiros, mas afirmam que a concorrência com os aplicativos e o transporte irregular continua sendo um dos principais desafios da categoria.

Davi Rosa - Foto: Boca de Forno News

O taxista Davi Rosa Nunes disse que houve uma melhora no número de corridas durante o período junino, embora o cenário ainda esteja longe do ideal. “Teve uma melhora, mas a gente enfrenta uma concorrência muito grande, principalmente por causa do transporte clandestino e dos aplicativos”, afirmou.

Apesar das dificuldades, ele reconhece que os aplicativos acabaram ampliando as opções para os passageiros. “O público acaba sendo beneficiado porque encontra preços mais acessíveis. Nós, taxistas, tentamos competir oferecendo qualidade e segurança, mas as tarifas acabam sendo diferentes”, disse.

Segundo Davi, a rotina de espera por passageiros ainda é longa. “Muitas vezes ficamos duas ou três horas na fila esperando uma corrida. Quando aparece uma viagem maior, ajuda bastante, mas nem sempre acontece.”

Para complementar a renda, o taxista também trabalha na fabricação de doces artesanais, atividade que mantém paralelamente ao serviço de táxi.

Com o fim do feriado prolongado, a expectativa é de que o fluxo na Rodoviária de Feira de Santana retorne gradativamente aos níveis normais nos próximos dias. O balanço da Agerba, no entanto, reforça a importância do terminal feirense como principal porta de entrada e saída de passageiros do interior da Bahia durante os festejos juninos, período em que milhares de pessoas cruzam as estradas para celebrar uma das tradições mais fortes da cultura nordestina.

Com informações do repórter Onildo Rodrigues

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários