Sexta, 19 de Junho de 2026 09:42
75 98160-8722
Esporte Copa do Mundo

Feiraguay verde e amarela e bairros decorados: torcida pelo Brasil na Copa do Mundo enfeita ruas em Feira de Santana

Intervenções artísticas no Feiraguay e pinturas em ruas do bairro Rua Nova e do Conjunto Viveiros mobilizam moradores e reforçam o clima de torcida pela Seleção Brasileira às vésperas do campeonato.

19/06/2026 07h16
Por: Karoliny Dias Fonte: g1 Bahia

Ruas ganham cores da Copa do Mundo e moradores se unem para decorar bairros em Feira de Santana — Foto: Arquivo Pessoal I Emanuel Tadeu/Agência RD Brasil I Arquivo Pessoal

Entre latas de tinta, pincéis e muita criatividade, moradores de Feira de Santana têm transformado ruas em verdadeiros cenários verde e amarelos para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo. Nem o Feiraguay, principal centro de comércio popular da cidade, ficou de fora da decoração.

No último dia 7 de junho, a feira recebeu uma grande intervenção artística inspirada no torneio. A ação ocorreu dentro da programação do Arraiá do Feiraguay e reuniu cerca de 20 artistas de Feira de Santana, responsáveis por produzir pinturas temáticas no asfalto e em diferentes espaços do centro comercial. As obras foram criadas a partir da visão e do estilo de cada artista, tendo a Copa do Mundo como tema central.

O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana (AVAMFS), Sandro Santana, explicou ao site que a iniciativa começou a ser planejada há cerca de três meses. Segundo ele, a proposta surgiu após o sucesso de intervenções artísticas realizadas anteriormente no local, como a pintura das 28 pilastras do Feiraguay por coletivos de artistas da cidade.

"Nós convidamos esse mesmo coletivo para retornar ao Feiraguay e trazer sua arte para o asfalto. Apresentamos a proposta, mostramos que a temática seria a Copa do Mundo, mas demos liberdade para que cada artista desenvolvesse seu trabalho da forma que desejasse", afirmou Sandro Santana.

Segundo o presidente associação, as pinturas foram realizadas ao longo de um domingo inteiro, começando por volta das 7h40 e sendo concluídas às 20h. Todo o material utilizado foi doado por uma empresa da cidade, sem custos para o Feiraguay, após apresentação do projeto pelos organizadores.

A intervenção contou ainda com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e de Desenvolvimento Econômico (Settdec), que auxiliaram na autorização e organização do espaço para a realização da ação.

 O clima da Copa do Mundo também chegou ao Feiraguay — Foto: Emanuel Tadeu/Agência RD BrasilO clima da Copa do Mundo também chegou ao Feiraguay — Foto: Emanuel Tadeu/Agência RD Brasil

Sandro Santana destacou que a Copa do Mundo possui um significado especial para Feira de Santana, cidade que já revelou atletas conhecidos nacionalmente. "Hoje também temos Anderson Talisca, que é um atleta muito lembrado pelos feirenses e que inclusive foi homenageado em uma das pinturas", disse o presidente.

Ainda de acordo com ele, a expectativa é que a decoração transforme a visita ao centro comercial em uma experiência cultural durante o período do campeonato.

"Queremos que o clima de Copa do Mundo, junto com toda a decoração, as bandeirolas e as artes no asfalto, entregue uma verdadeira experiência para quem visita o Feiraguay. Aqui não é só comércio. Também é espaço para arte e cultura", afirmou Sandro Santana.

 As pinturas no Feiraguay foram realizadas ao longo de um domingo inteiro — Foto: Emanuel Tadeu/Agência RD BrasilAs pinturas no Feiraguay foram realizadas ao longo de um domingo inteiro — Foto: Emanuel Tadeu/Agência RD Brasil

Pintura e união no bairro Rua Nova

Na Rua Cordeiro, no bairro Rua Nova, um grupo de amigos e moradores se mobilizou para decorar a via com pinturas temáticas inspiradas na Seleção Brasileira. O trabalho foi idealizado e executado em apenas uma semana e incluiu desenhos de bolas de futebol, bandeiras do Brasil e até uma homenagem ao jogador Neymar.

 Na Rua Cordeiro, no bairro Rua Nova, a movimentação também chamou a atenção — Foto: Arquivo PessoalNa Rua Cordeiro, no bairro Rua Nova, a movimentação também chamou a atenção — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a moradora Ana Beatriz Lima em entrevista à TV Subaé, a decoração trouxe de volta o espírito tradicional que costuma marcar os períodos de Copa do Mundo. "Eu achei perfeito. Ficou super diferente. Representou bastante o nosso bairro e ajudou a trazer de volta aquele espírito de Copa do Mundo", afirmou.

 Segundo a moradora Ana Beatriz Lima, a decoração trouxe de volta o espírito tradicional que costuma marcar os períodos de Copa do Mundo — Foto: Arquivo PessoalSegundo a moradora Ana Beatriz Lima, a decoração trouxe de volta o espírito tradicional que costuma marcar os períodos de Copa do Mundo — Foto: Arquivo Pessoal

Além da decoração, a expectativa é que a rua se transforme em ponto de encontro para os moradores acompanharem os jogos da Seleção Brasileira durante o torneio.

Para Alan Ney Santana, a iniciativa ajudou a fortalecer os laços da comunidade. "Trouxe uma grande harmonia para dentro do bairro. Isso aqui vai ficar marcado na nossa história".

 Além da decoração, a expectativa é que a rua se transforme em ponto de encontro para os moradores acompanharem os jogos — Foto: Arquivo PessoalAlém da decoração, a expectativa é que a rua se transforme em ponto de encontro para os moradores acompanharem os jogos — Foto: Arquivo Pessoal

Arte no Conjunto Viveiros

No Conjunto Viveiros, a movimentação também chamou a atenção. Na Rua Principal C, moradores, artistas locais e representantes da associação comunitária se uniram para criar grafites e pinturas em alusão à Copa do Mundo. A iniciativa começou há cerca de 15 dias e já virou motivo de orgulho para quem vive na região.

Segundo o morador Flávio Melo, em entrevista também à TV Subaé, a ideia partiu de artistas do bairro que decidiram utilizar materiais que já possuíam para produzir as obras. "Os grafiteiros tinham tinta, se juntaram e começaram a fazer. Alguns moradores abraçaram a ideia e ajudaram. O resultado ficou lindo e motiva as pessoas a torcerem pelo hexa".

 A iniciativa começou há cerca de 15 dias e já virou motivo de orgulho para quem vive na região — Foto: Arquivo PessoalA iniciativa começou há cerca de 15 dias e já virou motivo de orgulho para quem vive na região — Foto: Arquivo Pessoal

Os responsáveis por grande parte dos desenhos são dois artistas que compartilham o mesmo nome: Marcos Vinícius. Um deles, o tatuador Marcos Vinícius Oliveira, contou que a proposta nasceu da paixão pelo futebol.

“A ideia surgiu entre eu, Marcos e alguns colaboradores apaixonados por futebol. Cada um trouxe um pouco do material e fomos organizando tudo. Foi um desafio porque eu nunca tinha feito uma arte nessa escala, mas a repercussão foi muito positiva. As crianças passam e ficam encantadas”, relatou o tatuador.

No Conjunto Viveiros, moradores, artistas locais e representantes da associação comunitária se uniram para criar grafites e pinturas — Foto: Arquivo PessoalNo Conjunto Viveiros, moradores, artistas locais e representantes da associação comunitária se uniram para criar grafites e pinturas — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o morador Flávio Melo, a ideia partiu de artistas do bairro que decidiram utilizar materiais — Foto: Arquivo PessoalSegundo o morador Flávio Melo, a ideia partiu de artistas do bairro que decidiram utilizar materiais — Foto: Arquivo Pessoal

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários