O Hospital Estadual da Criança (HEC) realizou a primeira cirurgia pediátrica de correção de escoliose idiopática do interior do estado pelo SUS. Atualmente, a cirurgia só era feita na capital. A primeira paciente, uma adolescente de 13 anos, foi operada nesta sexta-feira, 18. De alta complexidade, o procedimento durou cerca de oito horas, com utilização de neuromonitorização intraoperatória, técnica que permite uma navegação cirúrgica de última geração, onde um computador acompanha a manipulação dos instrumentos e implantes realizados pelo cirurgião.
Unidade do Governo do Estado, o HEC é gerido pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Hospital Martagão Gesteira). De acordo com a diretora operacional do Hospital, Lívia Leite, a equipe multiprofissional se especializou para proporcionar um atendimento seguro e de qualidade para o jovem e para os próximos pacientes que virão.
“Essa nova cirurgia que passa a ser oferecida é mais um passo importante para a abrangência dos serviços de saúde ofertados pelo HEC. Ajudar as crianças baianas que são acometidas por essa enfermidade, podendo promover qualidade de vida e melhora da autoestima, minimizando impactos futuros para a vida dessa criança, é sempre muito significativo para nossa equipe e para a Liga Álvaro Bahia como um todo”, afirma Lívia.
O procedimento utilizará, também, um sistema de autotransfusão, com dispositivo sofisticado, que fornece a reutilização e reaproveitamento do sangue do paciente durante a cirurgia. “Foi um procedimento bastante desafiador. As indicações cirúrgicas começam em 45 a 50 graus de desvio na coluna e, com a técnica conhecida como método de Cobb, mensuramos a curva escoliótica da paciente em 120 graus, o que causava restrição pulmonar, alteração do seu equilíbrio e um alto grau de deformidade”, detalha o ortopedista e traumatologista do HEC, Dr Sérgio Murilo.
Os próximos procedimentos já estão previstos para serem realizados e os pacientes já estão fazendo exames preparatórios.
Morro Prefeitura de Morro do São Paulo impõe restrições a comércios em praia turística
Explosão Explosão destrói barracas de praia na orla de Madre de Deus
Intoxicação Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal
Chuva de granizo Chuva de granizo surpreende moradores de cidade baiana
Altas temperaturas Cidade baiana registra 38,2 °C e aparece entre as mais quentes do Brasil
Aposta Apostas da Bahia faturam cerca de R$ 87,1 milhões em uma noite 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



