Um caso recente de nota zero na redação da Fuvest reacendeu o debate sobre os critérios de avaliação nos vestibulares. Apesar do uso de linguagem sofisticada, o candidato teve o texto anulado por não atender ao tema proposto.
Segundo o professor de língua portuguesa Abimael Ferreira, a fuga ao tema é motivo suficiente para zerar a redação em processos seletivos como a Fuvest e o Enem. “Não basta escrever bem; é essencial responder exatamente ao que foi pedido”, afirmou.
O docente destaca que uma boa redação exige estrutura clara — geralmente com introdução, desenvolvimento e conclusão —, domínio da norma padrão e organização das ideias. O uso de repertório sociocultural e de conectivos também contribui para a coerência e a progressão textual.
Para ele, a decisão da banca foi justa, já que o texto foi avaliado por mais de um corretor. “Sem atender ao tema, não há como pontuar. A nota zero é um critério objetivo nesses casos”, explicou.
O episódio reforça a importância de alinhar clareza, argumentação e fidelidade à proposta — fatores decisivos para um bom desempenho na redação.
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (31)
Irregularidade Mais de 80 peças publicitárias irregulares em nova etapa da Operação Feira Mais Limpa
Perfil falso Perfil falso do prefeito José Ronaldo é criado no WhatsApp para aplicar golpes
Reinaugurado Centro de Cultura Maestro Miro será reinaugurado nesta terça
Roda de conversa Roda de conversa no CUCA debateu enfrentamento ao feminicídio e desconstrução de preconceitos religiosos
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (30) 
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas


