A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), a Operação Rapina, com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes pela internet. A ação investiga crimes como produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Ibipitanga e Barreiras, no oeste da Bahia. Também foram executados dois mandados de prisão que estavam em aberto contra o principal investigado. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas e pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, em razão de condenações anteriores por estupro de vulnerável e crimes relacionados à pornografia infantil.
As investigações tiveram início a partir de relatórios enviados por uma organização internacional de proteção à infância, que identificou a atuação de um usuário brasileiro em redes sociais envolvendo múltiplas vítimas menores de idade.
De acordo com a apuração, o suspeito utilizava perfis falsos para se aproximar de crianças e adolescentes, muitas vezes se passando por outras pessoas — inclusive meninas — para ganhar a confiança das vítimas. Após o contato inicial, ele induzia o envio de imagens íntimas e, em seguida, passava a chantagear os menores, ameaçando divulgar o material caso não recebesse novos conteúdos.
Em alguns casos, o investigado chegou a compartilhar as imagens, ampliando os danos às vítimas e a circulação do conteúdo ilegal.
A Polícia Federal também identificou que o suspeito usava diversos números de telefone e contas digitais para dificultar sua identificação. Ele ainda reaproveitava imagens de vítimas anteriores para atrair novos alvos, o que, segundo os investigadores, demonstra atuação contínua e estruturada.
O investigado possui histórico criminal e já foi condenado a 11 anos de prisão por estupro, além de ter recebido pena de 3 anos por crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele também responde a outros processos relacionados à divulgação de imagens íntimas de adolescentes.
Até o momento, ao menos 12 vítimas foram identificadas, todas menores de idade na época dos fatos. A Polícia Federal não descarta a existência de outras vítimas.
O suspeito poderá responder por estupro de vulnerável, além de produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil e aliciamento de menores. Os materiais apreendidos serão analisados para aprofundar as investigações e identificar novos crimes.
Polícia Polícia Civil incinera cerca de uma tonelada de drogas apreendidas durante ações policiais em Feira de Santana e região
Brasil Fraude no INSS: PF e CGU realiza nova fase de operação contra esquema
Apreensão Fogos clandestinos são apreendidos em operação no interior da Bahia
Polícia PF apreende 300 kg de cocaína no interior da Bahia
Polícia Homem é preso em flagrante por descumprimento de medida protetiva em Feira de Santana
Operação Leo Kret nega envolvimento em desvio de dinheiro de contrato milionário da Prefeitura de Salvador: “não assinei” 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsas


