Sexta, 27 de Março de 2026 11:11
75 98160-8722
Política Eleições 2026

Janela partidária: PL e PSDB crescem, enquanto União Brasil perde filiados

Quase 1 em cada 4 deputados federais trocando de partido neste mandato.

27/03/2026 09h03 Atualizada há 2 horas atrás
Por: Karoliny Dias Fonte: BNews
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A janela partidária entra em sua reta final de forma intensa, com o registro de quase 1 em cada 4 deputados federais trocando de partido neste mandato. Neste cenário, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro retomou o tamanho do início da legislatura, o União Brasil diminuiu de tamanho e ressurgiu o PSDB.

As movimentações começaram antes mesmo da janela ser aberta –período de 5 de março até 3 de abril para que deputados federais e estaduais podem trocar de partido sem risco de perderem o mandato por infidelidade. Os senadores podem mudar a qualquer tempo, mas têm a próxima semana para decidir por qual sigla vão concorrer nas eleições.

De acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, desde a abertura da janela, o PL ganhou 18 deputados –9 deles do União Brasil– e perdeu 5. Além disso, filiou dois suplentes no Paraná, mas que ficarão sem mandato com a volta dos titulares do PSD. Nesta quinta (26), a sigla computava 100 deputados federais titulares.

Já o União Brasil, que nasceu da fusão entre o bolsonarista PSL e o antigo DEM, está despencando. A sigla que era a terceira maior da Câmara já perdeu 20 deputados e outros já anunciaram que vão sair, mas ainda negociam para qual partido. Por enquanto, chegaram apenas cinco novos parlamentares. Um dos motivos da queda foi a federação com o PP, que desagradou algumas lideranças locais.

Já o PSDB, que definhou desde a Operação Lava Jato, tem surpreendido o mundo político e crescido nesta janela. A sigla teve confirmadas apenas quatro saídas, e ainda conseguiu filiar nove deputados, aproveitando a falta de lideranças regionais em alguns estados.

Quem também tem crescido é o Podemos, que quase se fundiu com o PSDB. Sem os tucanos, filiou oito deputados e perdeu dois. Atualmente é o oitavo maior partido da Câmara, com 22 parlamentares, à frente de legendas tradicionais de esquerda como PSB e PDT ou do PSOL.

Já o PT de Lula ficou praticamente alheio à janela. Perdeu apenas uma suplente, Elisangela Araujo (BA), que será candidata pelo PSB, e não tem perspectiva de filiar ninguém.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários