As alergias oculares são quadros comuns e os principais sintomas são vermelhidão, lacrimejamento, coceira, inchaço na região das pálpebras e piscar excessivo dos olhos. De acordo com a médica oftalmologista Cristiana Ronconi, as alergias oculares podem ser classificadas em seis subtipos, de acordo com sua apresentação clínica. Essa diferenciação só pode ser feita através do exame oftalmológico, com aparelhos específicos, por isso é tão importante passar por uma consulta com um médico especialista. Ela destaca ainda que, apesar de ser um problema comum, é preciso cuidado e atenção.
“Pacientes alérgicos podem apresentar repetidos episódios de inflamação ocular e isso, a longo prazo, pode criar deformações e cicatrizes. Os casos mais graves podem ter diminuição da visão e até cegueira. Portanto, o diagnóstico correto e o tratamento adequado é fundamental. Em casos de sintomas de inflamações oculares deve-se procurar um médico oftalmologista”, salientou.
As alegrias oculares podem ser caudadas por diversos fatores, como: poeira e pólen de plantas trazidos pelo ar; produtos utilizados na higiene pessoal, nas roupas ou na higiene da casa; alimentos ingeridos; alergias respiratórias levando a uma alergia ocular. Além disso, segundo a especialista, essas alergias estão mais relacionadas aos períodos de calor e como vivemos numa região de clima muito quente, em alguns casos, ela pode estar presente o ano todo.
Cristiana Ronconi destaca que algumas medidas podem ser tomadas para ajudar no controle das alergias, tais como, evitar levar as mãos aos olhos, evitar o contato com substâncias que sabidamente causam alergias, fazer a limpeza com soro fisiológico ou água filtrada, além da utilização de óculos escuros.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico das alergias oculares deve ser realizado por um médico oftalmologista. Através do exame oftalmológico é possível diferenciar a conjuntivite alérgica dos outros tipos de conjuntivite, como as bacterianas e virais. Segundo a médica Cristiana Ronconi, existem disponíveis várias classes de medicamentos para o tratamento da alergia ocular, desde colírios, pomadas, xaropes, até injeções de imunossupressores. Ela destaca que cada caso deve ser avaliado individualmente, para que o melhor tratamento seja iniciado.
Saúde HGCA alerta para impacto da violência no trânsito, com internações que podem custar até R$ 5 mil por dia
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Saúde Pandemia? Infectologista explica riscos de novo surto viral no Brasil
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados 
Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado



