A quarentena fez muita gente desanimar e parar com a atividade física e a atenção com a alimentação. Agora, com as academias já reabertas, oferecendo um protocolo com segurança para a retomada dos exercícios, cuidar da alimentação é preciso, para evitar problemas. Ficar em casa confinado gerou reflexos na saúde física: mais tempo sentado, redução das atividades rotineiras e nos treinos, gerando uma falta de condicionamento. O resultado disso foram pessoas estressadas, perdendo o tão suado condicionamento físico e, em muitos casos, com dificuldade em manter uma alimentação saudável e nutritiva.
“O mais provável é que algumas pessoas tenham perdido massa muscular e ganhado gordura nesse período. Manter uma alimentação desregrada durante tantos meses de isolamento, aliado a um excesso de calorias e um maior consumo de bebida alcoólica, gerou dificuldades em manter o equilíbrio do organismo”, comenta Gabriel Pacheco, nutricionista na Rede Alpha Fitness.
Mas tudo isso pode ser revertido! Cortar toda a comida nunca será o melhor caminho para perder o peso adquirido ao longos dos meses em casa. Deve-se cortar nesse momento os alimentos calóricos e de baixo valor nutricional, bem como álcool rotineiramente.
“A melhor opção agora é fazer uma alimentação equilibrada, com carboidratos distribuídos ao longo do dia, proteínas magras, gorduras sob controle e claro, muitos micronutrientes, presentes em legumes, verduras e frutas. Manter uma alimentação colorida e variada é a regra”, explica o nutricionista da Rede Alpha Fitness.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Tempo nublado