Sexta, 30 de Janeiro de 2026 08:24
75 98160-8722
Política Eleições 2026

Quaquá aconselha Haddad a ficar fora da disputa eleitoral em 2026

A ideia é preservar o ministro para disputar a sucessão presidencial de Lula

30/01/2026 06h33
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O vice-presidente nacional do PT e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, tem aconselhado o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a não entrar na disputa eleitoral deste ano. Segundo a Folha de S.Paulo, a ideia é preservar Haddad para disputar a sucessão presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2030.

"Se o PT tiver juízo, te põe como coordenador da campanha do Lula e te preserva para a sucessão, sem te expor na eleição em São Paulo. Você é o único quadro que temos para a sucessão do Lula em 2030", disse Quaquá a Haddad, em um encontro de ambos nesta quinta-feira (29).

Apesar das orientações, Haddad mantém que não deseja se candidatar em 2026. Mesmo assim, o ministro tem sido pressionado pelo PT a disputar o governo de São Paulo ou uma vaga no Senado.

Agenda

Haddad, deve adiar sua saída da pasta por conta da viagem à Índia na comitiva do presidente Lula (PT), programada para os dias 19 e 20 de fevereiro, após o Carnaval.

Inicialmente, Haddad havia anunciado que deixaria o governo até o fim de janeiro por questões pessoais. Atualmente, ele é considerado a principal aposta do PT para disputar o governo de São Paulo ou uma vaga no Senado. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.