Quinta, 29 de Janeiro de 2026 10:25
75 98160-8722
Polícia Polícia

Falsos indígenas são alvo de ação contra fraudes previdenciárias na BA

Pessoas não pertencentes à etnia estariam recebendo aposentadoria rural e salário-maternidade indevidamente.

29/01/2026 08h11
Por: Karoliny Dias Fonte: A Tarde
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pessoas que supostamente estão se passando por indígenas para receber benefícios previdenciários de forma ilegal em Porto Seguro, no sul da Bahia, são alvo da Operação Monã, deflagrada pela Polícia Federal, nesta quarta-feira, 28.

As investigações apontam que pessoas não pertencentes à etnia indígena estariam recebendo aposentadoria rural e salário-maternidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indevidamente. Elas se referem ao esquema como “Green Card Pataxó”.

A ação acontece em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social e Força Nacional.

Como funcionava o Green Card Pataxó

Para obter os benefícios, os participantes assinavam declarações falsas, posteriormente, validadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), órgão oficial indigenista do Estado brasileiro, responspável pela fiscalização.

Assim, os beneficiários contratavam empréstimos consignados, cujos valores eram divididos entre os fraudadores.

Materiais apreendidos

Durante a operação, os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão com foco em documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos de prova, considerados fundamentais para o aprofundamento das investigações.

Além disso, foram apreendidas armas e munições de calibre restrito. O material foi encaminhado para Delegacia de Polícia Federal em Porto Seguro para os procedimentos cabíveis.

Caso fique comprovado, os investigados podem responder por crimes de estelionato qualificado e associação criminosa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.