O PSDB da Bahia ainda segue em busca do “salto” em votos para conquistar uma segunda cadeira na Câmara dos Deputados. Para a disputa eleitoral desde ano, o deputado federal Adolfo Viana pode ganhar um novo “companheiro”, em Brasília, já que a legenda busca eleger mais um federal, com um incentivo que pode vir diretamente do pré-candidato ao governo da Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).
Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, o eventual estremecimento na relação de ACM Neto e o prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (União) pode ter relação direta nesta equação. Nesse movimento surge o vice-prefeito de Feira de Santana Pablo Roberto (PSDB), que deve ser um nome a disputar uma cadeira em Brasília. Com isso, Neto “reforçaria” a eleição de Pablo, dando ao candidato maior apoio e também “segurando” o palanque na “Princesinha do Sertão” na disputa pelo governo baiano.
Pablo comanda atualmente a Secretaria de Educação de Feira, sendo um dos principais nomes na disputa. Inclusive, em 2022, quando disputou deputado estadual, Pablo Roberto obteve somente em Feira de Santana 42.635 votos e garantiu sua cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com 55.585 votos totais. Na cidade, o embate por votos para a Câmara deve ser travado com deputado federal Zé Neto (PT), único parlamentar diretamente ligado à cidade.
Durante o cortejo da Lavagem do Bonfim, na última quinta-feira (15), Pablo falou sobre suas articulações para a disputa à Câmara dos Deputados neste ano. Segundo Pablo, as conversas devem se intensificar este ano, após 2025 ter sido focado na gestão de Feira de Santana. “Desde quando assumi o mandato de deputado estadual, que eu não me escondi, o desejo que já tinha em disputar a eleição esse ano para a Câmara. Então, a movimentação está acontecendo. Confesso que 2025 realmente foi um ano de muito trabalho, seguindo a orientação, inclusive, do prefeito Zé Ronaldo, que focássemos na gestão por conta dos desafios. Começando agora, em 2026, o movimento começa a se organizar e a expectativa é que possamos ficar à frente da secretaria até o prazo legal e a partir daí se afastar para se dedicar única exclusivamente para a campanha”, afirmou Pablo Roberto.
Além disso, Pablo negou haver um tensionamento entre o pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto (União), e o prefeito do município, Zé Ronaldo (União). O tucano afirmou que Zé Ronaldo enfrentou um ano “difícil” em 2025, mas garantiu que a relação com Neto estaria “tranquila”. “A relação está tranquila. Eles dois têm conversado, Neto tem ido à feira. Zé Ronaldo tem um jeito dele, tem um perfil dele, muito na dele, muito focado na gestão de Feira. O ano 2025, eu tenho certeza que foi o ano mais difícil que o Zé Ronaldo enfrentou na prefeitura de Feira de Santana, então ele se dedicou muito lá. Mas os dois têm conversado, tá no clima, o Zé Ronaldo tá tocando a gestão, mas com o olho também nas eleições, eu tenho certeza que tá tudo tranquilo”, comentou.
Ainda na disputa pela segunda cadeira segue Carlos Muniz Filho, o herdeiro político do presidente da Câmara de vereadores de Salvador Carlos Muniz deve disputar pelo PSDB.
E Pablo fica no PSDB?
Em meio a disputa velada entre ACM Neto e José Ronaldo, surge o debate da possível saída de Pablo Roberto do PSDB, passando também pelo processo eleitoral em Feira no ano de 2028. Ainda em debate, a migração de Pablo Roberto para o União Brasil, partido de José Ronaldo, ainda é tradada como "difícil". Pensando na viabilidade eleitoral, interlocutores ligados ao grupo governista de Feira sinalizam que para Pablo, a permanência no PSDB é o melhor cenário.
Além disso, a saída para o União Brasil também significaria um duelo direto com outro nome de Feira de Santana: Zé Chico. Do União Brasil, Zé é ligado diretamente ao prefeito José Ronaldo, sendo ex-candidato apoiado pelo atual prefeito e apontado como nome preferido do grupo. Zé Chico ainda carrega outro peso: é presidente do União Brasil e, segundo os aliados, teria “crédito” para ser o candidato do partido em Feira.
Vaga na ALBA Presidente da ALBA convoca suplente para assumir vaga de Alan Sanches
Pessoas com autismo Pessoas com autismo podem ter remédios fornecidos pelo SUS
Eleições 2026 Saiba quem são os secretários que deixarão o primeiro escalão do governo Jerônimo
O adeus Deputado Alan Sanches é sepultado em Salvador com presença de autoridades
Eleições 2026 Um retrato das eleições nos estados do Nordeste: entenda como está o jogo hoje
Candidatura Saiba quais são as regras para o registro de candidaturas nas eleições de 2026 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsas



