Terça, 20 de Janeiro de 2026 11:01
75 98160-8722
Bahia Redação Enem

Rede Estadual da Bahia registra grande número de notas 900+ na redação do Enem 2025

Embora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgue oficialmente os resultados por estado, um levantamento preliminar realizado pela Secretaria da Educação da Bahia

20/01/2026 08h50
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O desempenho dos estudantes da rede pública de ensino da Bahia na redação do Enem 2025 já evidencia o alto nível dos candidatos que participaram do exame. Até esta segunda-feira (19), cerca de 500 notas acima de 900 foram confirmadas.

Embora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgue oficialmente os resultados por estado, um levantamento preliminar realizado pela Secretaria da Educação da Bahia, junto aos 27 Núcleos Territoriais de Educação, aponta um número expressivo de notas de destaque fator decisivo para o ingresso no Ensino Superior.

Entre os destaques está a estudante Adriele Rayane, do Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima, no município de Rodelas, que alcançou 980 pontos na redação. Com o resultado, ela vê o sonho de cursar Medicina mais próximo. “É um sentimento singular, pois a conquista não foi apenas individual, mas compartilhada com todos que trilharam comigo este caminho. Meus professores e a escola foram essenciais, especialmente a pró Socorro Freire, que trabalhou o tema da redação durante todo o ano letivo”, afirmou.

A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, comemorou o resultado e destacou o potencial da rede pública. Segundo ela, o desempenho reflete o empenho de estudantes e professores, além dos investimentos feitos ao longo do ano. “Foram realizados aulões temáticos, orientações com professores especialistas e o concurso Redação Nota 1000, tudo para estimular a prática e ampliar o repertório dos estudantes”, explicou.

Rowenna também ressaltou a importância da nota da redação para o acesso ao Ensino Superior. Com os resultados divulgados, os estudantes já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta segunda-feira (19), concorrendo a cerca de oito mil vagas nas universidades públicas estaduais — UNEB, UEFS, UESC e UESB — além das instituições federais em todo o país.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.