Domingo, 18 de Janeiro de 2026 10:13
75 98160-8722
Política Requalificação

Estudos marcam avanço na requalificação da BA-499 entre Antônio Cardoso e BR-116

Além da recuperação do pavimento, o projeto prevê a implantação de uma ciclovia/pista de cooper, ampliando as opções de mobilidade e reduzindo conflitos entre veículos, ciclistas e pedestres.

18/01/2026 08h16 Atualizada há 2 horas
Por: Mayara Nayllanne
FOto: DIvulgação
FOto: DIvulgação

O processo de requalificação da BA-499, no trecho que liga a sede de Antônio Cardoso à BR-116 Sul, deu um novo passo com o início da sondagem do solo ao longo da rodovia. A etapa técnica é necessária para definir as condições do terreno e orientar a elaboração do projeto executivo da obra.

A intervenção atende a uma reivindicação antiga da população e integra as tratativas feitas pelo município junto ao Governo do Estado desde os primeiros meses da gestão. Ao longo desse período, foram realizadas visitas técnicas e levantamentos preliminares para viabilizar a obra.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Tiago Araújo, a execução dos estudos representa a transição do planejamento para fases mais concretas. “Esse é um passo muito importante para que a obra avance”, afirmou.

A sondagem também é vista como decisiva pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Obras. Segundo o secretário, David Casaes, o estudo define parâmetros técnicos que impactam diretamente na qualidade da intervenção. “É a partir desse levantamento que o projeto executivo começa a ser estruturado, garantindo mais segurança e eficiência”, explicou.

Além da recuperação do pavimento, o projeto prevê a implantação de uma ciclovia/pista de cooper, ampliando as opções de mobilidade e reduzindo conflitos entre veículos, ciclistas e pedestres. O superintendente de Transporte e Trânsito, Gerfeson Aragão, avalia que a mudança vai contribuir para um fluxo mais organizado no trecho. “A ciclovia ajudará a reduzir riscos em uma via com grande circulação diária”, destacou.

Para o prefeito Jocivaldo dos Anjos, o avanço dos estudos reforça o compromisso com uma demanda histórica do município. Ele lembra que, embora ainda não haja prazo definido para o início da obra, o andamento das etapas técnicas aponta para a concretização do projeto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.