O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nesta terça-feira (2) sobre a sequência de feminicídios que chocou o país, cobrando dos homens uma mudança profunda na cultura de violência de gênero. O discurso ocorreu em Ipojuca (PE), durante o lançamento das obras de expansão da Refinaria Abreu e Lima (Rnest).
Lula relatou a comoção da primeira-dama, Janja, diante das notícias recentes e afirmou que ela lhe pediu uma “luta mais dura” contra a violência masculina. Ele mencionou episódios ocorridos nos últimos dias, incluindo ataques brutais registrados em São Paulo e no Recife, e questionou se o Código Penal brasileiro é capaz de punir adequadamente crimes dessa gravidade.
O presidente destacou que os homens precisam assumir responsabilidade direta na mudança desse cenário, educando filhos, amigos e companheiros e rompendo ciclos de agressão. Para Lula, é urgente construir um movimento nacional de conscientização masculina para enfrentar a violência contra mulheres.
Feminicídio é o assassinato de uma mulher motivado por sua condição de gênero, considerado crime hediondo no Brasil, com penas que variam de 12 a 30 anos. Apenas em São Paulo, 207 mulheres foram mortas desde janeiro; em outubro, foram 22 vítimas e mais de 5,8 mil casos de lesão corporal dolosa.
Durante o discurso, Lula lembrou de sua criação em um lar comandado pela mãe e reforçou a importância de caráter, dignidade e respeito na educação dos homens. Ele disse que pretende lançar uma campanha nacional destinada a conscientizar a população masculina.
Reforma do prédio Câmara de Feira de Santana prorroga por 30 dias Comissão que apura paralisação da reforma do prédio do Legislativo
big bags Maior fábrica de big bags do país aporta em Feira de Santana gerando 1.100 empregos diretos
gestão pública Feira de Santana avança na agenda de gestão pública com adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação
Tragedia Bebê de 2 meses morre na Upa da Queimadinha após suspeita de maus-tratos
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas



