O Governo da Bahia recebeu uma indicação que propõe a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para idosos, com idade igual ou superior a 60 anos. A sugestão prevê avaliação do veículo e da renda do proprietário, buscando garantir acesso justo ao benefício.
A medida foi apresentada pelo deputado Tiago Correia (PSDB), que justificou a proposta ressaltando que o aumento da longevidade dos brasileiros demanda políticas de inclusão para a população idosa. Ele destacou que a isenção proporcionaria alívio financeiro, especialmente para quem depende do veículo para saúde, trabalho e atividades diárias.
Estados como Alagoas e São Paulo já aplicam gratuidade do imposto, com critérios de limite de potência, valor venal e comprovação de renda. A sugestão enviada à Bahia propõe parâmetros semelhantes para equilibrar a arrecadação e respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, evitando renúncia de receita desproporcional.
O IPVA é uma taxa anual obrigatória, calculada pelo valor do veículo na tabela Fipe multiplicado pela alíquota do estado. Na Bahia, a cobrança é de 3% para veículos a diesel e 2,5% para automóveis a álcool e gasolina. A indicação já foi aprovada pela Comissão Diretora e tem relatoria do deputado Samuel Junior.
Oportunidades Consórcio Portal do Sertão abre seleção para motoristas e serventes em cadastro de reserva
São João Maragogipe celebra tradição e lota o Forró do Cais no São João 2026
Violência Justiça revoga prisão de jogador investigado por importunação sexual no metrô
2 de Julho Bolsonaristas repetem 2022 e organizam motociata para o 2 de Julho
Imposto IPVA: placa final 7 tem desconto de 8% até segunda (29)
25 de Junho Bahia transfere capital para Cachoeira e inicia celebrações do 2 de Julho 
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas


