Joel Barroso, filho do ex-prefeito Braguinha, venceu a eleição para prefeito de Santa Quitéria, no Ceará, no último domingo (27), com 53% dos votos. Ele derrotou Lídia Protásio (PT) e Cândida Figueiredo (União).
A eleição suplementar aconteceu porque Braguinha foi cassado em setembro pelo Tribunal Regional Eleitoral por ligação com a facção Comando Vermelho, que apoiou sua chapa em 2024.
Investigações da Polícia Civil mostraram que o grupo criminoso ameaçou eleitores, incluindo apoiadores de Tomás Figueiredo (MDB), ex-prefeito e marido de Cândida.
Frases como “Se apoia o Tomás, vai entrar no problema” e “Quem apoiar o 15 vai morrer” apareceram pichadas em muros da cidade.
A facção também usou drogas para comprar votos. Por isso, o governo federal enviou militares para garantir a segurança na votação.
Braguinha foi preso antes de tomar posse em 1º de janeiro, e o vice, Francisco Gardel, também foi afastado. Joel Barroso, que era presidente da Câmara Municipal, assumiu a prefeitura interinamente e agora foi eleito para um mandato oficial.
Pesquisa Paraná Pesquisas: Lula vence no 1º turno em todos os cenários para 2026
Elogio Jerônimo elogia postura “altiva” de Lula em encontro com Trump
Política Em Salvador, ministro promete “lutar” por apoio do MDB a Lula
Política “São R$ 89 milhões de investimentos em Santanópolis”, afirma Vitor do Povo
Resposta Prefeitos investigados por desvio de dinheiro rebatem acusações
Eleições 2026 Bruno evita falar sobre possível vice de Neto e rebate oposição 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



