José Ronaldo - Foto: Boca de Forno News
O Ambulatório de Pediatria do Hospital da Mulher promove, neste sábado (11), um mutirão com cerca de 400 atendimentos infantis. A ação está sendo acompanhada pelo prefeito José Ronaldo e pela presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas. As especialidades que estarão disponíveis são: Alergologia Pediátrica, Pediatria Clínica, Pneumologia Pediátrica, Cardiologia Infantil, Cirurgia Pediátrica e Ultrassonografia Infantil. Além do atendimento médico, haverá atividades recreativas, distribuição de brindes e orientações sobre saúde infantil.
O mutirão faz parte do calendário de ações sociais da Fundação Hospitalar e reforça o compromisso com o cuidado e o bem-estar das crianças feirenses. Ele segue acontecendo até às 13h. O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, disse que o mutirão é importante porque atende a toda a procura da rede municipal. “Não estamos fazendo apenas aqui, mas nos distritos e nos bairros. É um desejo de que não fiquem exames acumulados e que sejam feitos o mais rápido possível. Estamos indo ao encontro das pessoas para que o atendimento seja feito de forma ágil”.
Ronaldo afirmou que a pasta da Saúde está indo bem. “Encontramos Secretaria da Saúde com quatro meses de atraso dos salários e hoje estamos concluindo uma licitação para compra de medicamento. Apareceram mais de 70 empresas para mais de 200 itens. Será uma mão de obra grande para analisar, mas vamos conclui-la para comprar todos os medicamentos e não faltar em nossas unidades de saúde”.
O prefeito ressaltou ainda que parte burocrática do Hospital Municipal está andando bem e prestes a ser concluída. “Existe uma comissão no município que analisa essa parte. Está bem adiantada e não vai demorar para ser concluída. Após isso, publicaremos uma licitação pública que será feita em cima desses estudos para contratar a empresa que vai elaborar o projeto da obra em si no local. Estamos em busca de uma Parceria Público-Privada (PPP) para que possamos realizar esse sonho”.
Para as crianças, em seu dia, o prefeito lembra que o Parque da Cidade estará funcionando plenamente. “Teremos lá brinquedos, palhaço, circo, pipoca e transporte público gratuito no Transbordo Central, no Tomba, Aviário, em vários bairros. Acessem o site da Prefeitura e vejam os horários e de onde esses ônibus sairão para ir em direção ao Parque e depois no retorno para o seu bairro e a sua comunidade”.
Gilberte Lucas - Foto: Boca de Forno News
Gilberte Lucas, presidente da Fundação, destaca que o mutirão está acontecendo em comemoração ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. “Sempre antecedemos um dia antes porque no dia as crianças tem outras atividades. Essa é a quarta edição desse mutirão e a cada ano que passa a procura é maior. Já fizemos um em janeiro desse ano e faremos outro em janeiro de 2026 porque é quando as crianças voltam de férias para as escolas”.
Para a realização do mutirão, Gilberte salienta que foi feito um levantamento das especialidades mais procuradas e o mutirão está sendo feito para o atendimento dessa demanda. Todas as crianças que estão aqui são agendadas para o atendimento de hoje e, em paralelo a isso, estamos fazendo atividades externas para elas com lanches e brincadeiras para que possam também comemorar o Dia das Crianças”.
Todas as crianças atendidas pelo mutirão já saem o retorno garantido. “A criança terá o agendamento do retorno daqui há 30 dias garantido para o médico olhar os exames. São dez profissionais em atendimento e cada um deles estabelece a quantidade de pacientes que pode atender por especialidade. Por isso fazemos dois dias de pré-agendamento para ter noção da quantidade de pacientes que teremos e quantos profissionais colocaremos para o atendimento. Mas muitos estão atendento mais crianças do que foi solicitado”.
Os casos mais graves detectados no mutirão terão a garantia do retorno e o acompanhamento do caso. “Por exemplo, crianças que estavam internadas até ontem já teve a consulta marcada com o pneumologista hoje e vai ser acompanhado por ele no ambulatório. Essa é a garantia que damos. É um acompanhamento contínuo para que possamos oferecer essa assistência a essas crianças. Temos também mães que marcaram consultas hoje para todos os seus filhos”.
Claudia dos Anjos - Foto: Boca de Forno News
A médica pediatra Claudia dos Anjos, que participou do mutirão, falou sobre a importância do atendimento durante esse mutirão. "É importante pela prevenção na saúde de todas as crianças. Previnimos doenças, fazemos todos os exames, orientamos as mães na alimentação e no desenvolvimento, dando assistência a comunidade". Após o atendimento, ela orienta os pais sobre os cuidados com as crianças, principalmente nessa época do ano com os resfriados, gripes, diarréias e viroses. "Até o momento, todas as crianças que atendemos está em perfeito estado".
Tamires Conceição dos Santos - Foto: Boca de Forno News
Tamires Conceição dos Santos levou o seu filho Nicolas, de um ano e sete meses, para participar do mutirão. Ela disse esse evento é muito importante porque atende as necessidades das mães. “Estou precisando de um alergologista e no SUS não tem disponível. Trouxe ele justamente para esse profissional que eu, por exemplo, não tenho condições de pagar porque é caro. É primeira vez que participo e o atendimento foi mais rápido que imaginei. Está tudo bem organizado”, finaliza.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 35°
Tempo limpo