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Política Desgaste do PT

Marcelo Pedreira diz que pesquisa mostra desgaste do PT e consolidação de ACM Neto na Bahia

Pedreira ainda ressaltou que o número 13, associado a Lula, teve grande peso nas últimas eleições estaduais.

08/10/2025 06h31 Atualizada há 6 horas
Por: Mayara Nayllanne Fonte: Informe Baiano
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O ex-prefeito de Governador Mangabeira e coordenador político da pré-campanha de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia, Marcelo Pedreira, comentou nesta terça-feira (7) o resultado da pesquisa Futura Inteligência, que aponta vantagem do ex-prefeito de Salvador sobre o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).

De acordo com o levantamento, ACM Neto tem 48,6% das intenções de voto, enquanto Jerônimo aparece com 34,2%. Em outro cenário testado, o candidato do União Brasil sobe para 49,4%, e o petista cai para 30,9%, ampliando a diferença.

Pedreira avaliou que os números refletem o desgaste de 20 anos de gestões do PT na Bahia“Os dados demonstram, de forma evidente, o cansaço da população com duas décadas de governo do Partido dos Trabalhadores. Esse período resultou em um estado com altos índices de violência, deficiências na saúde e na educação, além de desemprego e aumento da pobreza. Tudo isso se reflete nas pesquisas”, afirmou.

O coordenador também comentou sobre o chamado ‘tarifaço’, episódio que havia momentaneamente impulsionado o desempenho do PT, mas que, segundo ele, perdeu força com o tempo. “A população reagiu de forma imediata, vendo aquilo como uma possível interferência na autonomia nacional. Mesmo quem não apoiava o governo federal sentiu o impacto, o que acabou favorecendo o presidente Lula. Mas, após o calor inicial, o efeito se dissipou”, explicou.

Pedreira ainda ressaltou que o número 13, associado a Lula, teve grande peso nas últimas eleições estaduais.“O número 13, vinculado a Lula, foi determinante. Em muitos casos, nem o nome ou a imagem do candidato eram usados — bastava o número, alusivo ao ex-presidente”, disse.

Por fim, o ex-prefeito afirmou que a recuperação de ACM Neto nas intenções de voto reflete um desejo de mudança no eleitorado baiano.

“Neto volta aos patamares que tinha antes do episódio das tarifas. Isso demonstra a consolidação da sua força política e o desejo de renovação por parte da população. O efeito Lula cessou”, concluiu.

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