A partir desta quarta-feira (01), o Governo do Estado estará ofertando 40 mil mamografias para mulheres com idade entre 40 e 69 anos, durante o mês de outubro na Bahia. A abertura oficial da campanha de rastreamento e combate ao câncer mama, o Outubro Rosa, aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, com atendimento nas nove carretas móveis que farão exames de forma itinerante em 14 bairros da capital baiana até o final deste mês.
No interior, o atendimento será feito em 24 municípios que sediam policlínicas regionais. A secretária da saúde do estado, Roberta Santana, detalhou que, além do mutirão, o programa Rastreio de Câncer de Mama, da Sesab, tem intensificado o diagnóstico precoce da neoplasia na Bahia. Ela também explica que os exames podem ser agendados previamente pelo BA.GOV.BR.
"Temos um programa chamado "Rastreio de Câncer de Mama" que roda durante todo o ano no interior da Bahia em pactuação com os municípios. Foram reakizadas, de 2023 para cá, quase meio milhão de mamografias e no mês do Outubro Rosa ela se concentra em Salvador. São nove carretas que tem dois mamógrafos estarão realizando 40 mil mamografias neste mês sendo que 33 mil serão em Salvador e sete mil no interior do estado. Importante ressaltar que o agendamento é feito de forma eletrônica pelo www.ba.gov.br", disse.
Foi colocada ainda na Estação do Metrô, em Salvador, salienta a secretária, três pontos de agendamento presencial para facilitar o acesso a mulher que tiver dificuldade de agendamento on-line. "Hoje é o primeiro dia desses agendamentos e já foram agendadas 21 mil mamografias. O resto está à disposição para todo o mês de outubro", finaliza.
Saúde HEC realiza ensaio fotográfico em alusão ao Novembro Roxo e à causa da prematuridade
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (17) falou sobre doenças autoimunes
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (10) falou sobre intestino lento
Saúde Com mais de 80 mil postos, Bahia tem o 3° maior índice de crescimento da enfermagem no Brasil
Novembro Azul Mais de 50% dos casos de câncer de próstata no SUS já chegam em estágio avançado
Saúde TCE reconhece avanços da regulação na Bahia e Sesab rebate uso indevido de dados antigos em matéria de jornal 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsas



