Quinta, 02 de Outubro de 2025 12:37
75 9 9702 9169
Polícia Troca de Comando

Troca de Comando na 20ª CIPM de Santo Amaro marca novo ciclo para a segurança no município

O Tenente-Coronel Luciano complementou, lembrando que esse é um princípio estratégico da PMBA: “A Polícia Militar é parte da sociedade, apenas com farda diferente

02/10/2025 09h51
Por: Mayara Nayllanne
Foto: DIvulgação
Foto: DIvulgação

Na última terça-feira (30), a 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Santo Amaro da Purificação passou por uma importante mudança de comando. O Major Gledson Santos Silva assumiu oficialmente a liderança da unidade, sucedendo o Tenente-Coronel Luciano, que esteve à frente da corporação durante nove meses. A cerimônia, acompanhada por autoridades locais, representantes da imprensa e membros da comunidade, reforçou o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a segurança pública no Recôncavo.

Major Gledson, que até então atuava como subcomandante da 20ª CIPM, destacou em entrevista a satisfação de assumir a nova missão. Ele ressaltou que sua história pessoal tem laços com Santo Amaro, o que, segundo ele, facilita a condução do trabalho.

“Já conheço a cidade desde criança, quando vinha passar férias e acompanhar a Festa da Purificação. Além disso, como subcomandante, já estava próximo da comunidade e dos desafios locais. Agora, com essa responsabilidade maior, nosso objetivo é ampliar os resultados positivos, mas sempre em parceria com a população, que é peça fundamental para a segurança”, afirmou.

O comandante também enfatizou que a reestruturação da 20ª CIPM — que agora atua apenas em Santo Amaro e Saubara — vai permitir mais foco e melhor emprego do efetivo. “Antes, o comando abrangia cinco municípios. Agora, todo o contingente estará voltado para estas duas cidades, o que certamente vai aumentar a sensação de segurança da comunidade”, completou.

“O policial não deve ser visto como alguém distante, mas como parceiro. Precisamos que a população nos dê informações, nos acolha e participe ativamente da construção da segurança pública”, frisou o Major Gledson.

O Tenente-Coronel Luciano, que se despede da unidade para assumir nova missão designada pelo Comando-Geral da PMBA em outra região, fez um balanço de sua gestão. Ele ressaltou os números operacionais obtidos em nove meses de trabalho:

18 armas de fogo apreendidas

Mais de 12 quilos de drogas retirados de circulação

58 conduções à delegacia

25 prisões em flagrante

12 mandados de prisão cumpridos

24 veículos recuperados

“Esses resultados refletem o esforço de cada policial, do soldado mais moderno ao subcomandante. Saio com o sentimento de dever cumprido e com gratidão pela receptividade da população do Recôncavo. Tenho plena confiança de que o Major Gledson fará uma gestão exitosa”, destacou Luciano.

O Tenente-Coronel Luciano complementou, lembrando que esse é um princípio estratégico da PMBA: “A Polícia Militar é parte da sociedade, apenas com farda diferente. Nosso objetivo é aumentar a confiança e a interação com a população”.

Presente na solenidade, o prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bonfim, ressaltou a importância da mudança estrutural na companhia, agora dedicada exclusivamente a Santo Amaro e Saubara.

“Essa divisão permite que a energia da Polícia Militar seja direcionada de forma mais assertiva para nossa cidade. Isso garante maior efetividade das ações de segurança pública e, consequentemente, uma sensação de proteção maior para a população”, avaliou o gestor.

O prefeito ainda aproveitou para reforçar que a segurança pública é pauta prioritária de sua gestão, em parceria com a Polícia Militar. Ele lembrou investimentos paralelos, como melhorias na iluminação pública e a revitalização de praças, que contribuem para um ambiente urbano mais seguro.

 

“O policial não deve ser visto como alguém distante, mas como parceiro. Precisamos que a população nos dê informações, nos acolha e participe ativamente da construção da segurança pública”, frisou o Major Gledson.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.