Foi aberta nesta quinta-feira (28) a Temporada França-Brasil 2025, que marca os 200 anos de relações bilaterais entre os dois países. O evento, realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.
“Primamos por fortalecer essa relação. Nós nos preparamos para manter um bom diálogo na economia, na inovação tecnológica, na cultura e no turismo. A França é uma grande parceira da Bahia”, pontuou o governador.
“É um sonho estar realizando esse evento preparatório para o fórum que acontecerá em novembro. Trabalhamos com empenho para realizarmos projetos conjuntos. Eles só reforçam a convicção da força e importância do estado”, agradeceu o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.
O governador, o embaixador e demais integrantes da comitiva conferiram a abertura da vernissage do artista beninense radicado na França, Roméo Mivekannin, que traz uma leitura que traz uma leitura contemporânea sobre história, memória e identidade. O casal de cirurgiões dentistas Alberto Vasconcelos e Kika Teixeira gostaram do que viram.
“A gente sempre fica muito encantado quando consegue juntar a cultura, especialmente a cultura africana, com a francesa e a baiana. Então, todo o movimento cultural, como essas telas lindas, maravilhosas, isso é impagável, é uma coisa que todo mundo tem que vir visitar”, afirmou Alberto.
A iniciativa coloca a Bahia em evidência como palco de um dos principais intercâmbios culturais do ano, reforçando o papel do estado como referência no cenário artístico brasileiro e internacional. Para o secretário da Cultura, Bruno Monteiro, receber a temporada é um reconhecimento da relevância da produção cultural baiana e da sua capacidade de dialogar com outras nações, conectando diferentes públicos e linguagens.
“Uma programação bastante intensa que, com certeza, vem a fortalecer não só os nossos intercâmbios políticos e culturais, mas as possibilidades que a nossa cultura tem de abrir portas, abrir novos horizontes e nos fazer mais conhecedores da história e dos nossos destinos também”, destacou o secretário.
Além de estreitar laços diplomáticos, a Temporada França-Brasil 2025 também é vista como uma oportunidade de movimentar o turismo cultural. Museus e espaços artísticos-culturais de Salvador devem receber visitantes do Brasil e do mundo, fortalecendo a economia criativa e ampliando a circulação de ideias e experiências entre artistas, instituições e públicos. De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, a Bahia tem uma relação profunda com os franceses.
“É uma empresa francesa que opera o nosso aeroporto. Outras empresas francesas estão aqui também na rede de hotelaria e na administração do centro de convenções, por exemplo. Nossa ligação com Paris é uma ligação estratégica, porque nos liga a um grande hub internacional na Europa a mais de 180 destinos na própria Europa, Ásia e África, abrindo as portas da Bahia para os principais mercados emissores de turistas do mundo”, afirmou o secretário.
A partir desta sexta-feira (29), o Museu de Arte da Bahia (MAB) e o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA) também passam a integrar a programação, oferecendo ao público uma imersão na diversidade da produção cultural contemporânea em diálogo entre França, Brasil e África. Até novembro, a Bahia sediará outras atividades em comemoração a relação França-Brasil, como lembrou o diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Marcelo Lemos.
“A Secretaria de Cultura, o IPAC, celebram a oportunidade de sediar esse evento e dar todo espaço para o que vai acontecer até novembro, com mais atividades, como lançamento de livros, exposições, para que a gente abrilhante ainda mais esse momento, que é comemoração dos 200 anos da Irmandade entre Brasil e França”, disse Marcelo.
Ainda é previsto um intercâmbio educacional, em que 100 jovens franceses vêm à Bahia, e 100 baianos vão para a França. Uma reunião entre o governador e secretários estaduais e a comitiva francesa discutiu temas importantes para as duas gestões, referentes à educação, meio ambiente, cultura, turismo e atração de empresas.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo