Agosto é o mês dedicado à promoção do aleitamento materno, conhecido como Agosto Dourado. Durante esse período, as unidades da Atenção Primária à Saúde estarão mobilizadas com uma programação especial nas salas de espera, voltada ao incentivo à amamentação.
A iniciativa inclui palestras e rodas de conversa sobre os benefícios do aleitamento para mães e bebês. Profissionais de saúde também vão distribuir materiais informativos, promover atividades lúdicas com crianças para reforçar a importância do leite materno e orientações às mães que estão amamentando, esclarecendo dúvidas e ajudando a superar dificuldades comuns nesse processo.
A referência técnica em Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Porto, e a referência técnica da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Alinne Carneiro, destacam a importância da amamentação nos primeiros meses de vida.
“O leite materno é o alimento ideal até os seis meses. Ele contém todos os nutrientes que o bebê precisa para crescer com saúde e reduz o risco de alergias”, afirma Maria Porto.
A nutricionista reforça ainda que o leite humano possui a quantidade exata de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e anticorpos essenciais para o desenvolvimento saudável da criança.
“O leite materno é considerado o padrão ouro da nutrição infantil, e é por isso que o mês de conscientização recebe a cor dourada”, diz.
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
vacina da dengue Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsas



