O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda em Feira de Santana nesta quarta-feira (30), com foco na segurança pública e alimentar. Às 7h, ele entregou 65 novas viaturas, modelos SUV e caminhonetes, à Polícia Militar da Região Leste. O evento foi realizado na Avenida Presidente Dutra (esquina com a Hemoba).
Em seguida, às 8h30, Jerônimo abriu o 1º Seminário Estadual do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), no Centro de Convenções de Feira de Santana. O evento reúne gestores municipais, estaduais e federais, representantes de conselhos, universidades e sociedade civil, e segue até quinta-feira (31). A programação inclui painéis com especialistas nacionais e estaduais, oficinas temáticas e elaboração de programas de combate à fome.
Durante o seminário, também foi realizada a entrega de Kits Horta para municípios baianos. Em entrevista coletiva, o governador afirmou que as 65 viaturas são mais investimentos para a Segurança Pública. “Hoje, a Secretaria de Segurança Pública deflagrou bem cedo duas operações para acompanhar e isso tem sido rotina. Diariamente são realizadas operações com os diversos temas, mas um dos focos estratégicos nosso é quando vemos elas irem em busca de armas, drogas e coisas ilícitas”.
As viaturas são para Feira de Santana e região. “São R$ 18 milhões só hoje. Só esse ano, são quase 700 viaturas entregues, renovando a frota, ampliando onde não tem, indo para municípios que tem a zona rural mais forte. Neles, fiz uma entrega de 23 viaturas na última sexta-feira no oeste do estado e hoje aqui mais 65”, diz.
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, ressaltou que há um desejo grande de segurança pública não apenas na cidade, mas em toda a região. “Essas viaturas são para toda a região, a chamada CPR Norte. Serão distribuídas em vários municípios, todos nós desejamos e acompanhamos todo esse processo da área de segurança pública e são bem vindas para poder servir ao povo”.
Já o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, as viaturas renovam e ampliam a frota. “Já são 700 viaturas renovadas e entregues somente agora no ano de 2025. Temos a previsão de mais viaturas sendo entregues em outros pontos do estado. É um investimento importante para a mobilidade e o policiamento ostensivo da Polícia Militar”.
Foto: Reprodução / Redes Sociais
As viaturas atenderão cerca de 30 cidades e é a segunda entrega realizada em menos de dois meses, ressalta. “Anteriormente fizemos a entrega e renovação de 40 viaturas. É a Polícia Militar cada vez mais forte aplicando não só o aumento da frota, mas o aumento do efetivo policial. Foram quatro mil novos policiais nos últimos dois anos e até o final do ano mais dois mil também tomarão posse. No próximo ano, já estamos garantindo com o início de formação da turma 3 essa semana mais 1800 policiais. Um investimento forte do Governo do Estado capitaneado pelo governador Jerônimo”.
São investimentos continuados como esse que contribuem para a redução da violência, diz. “Isso faz com que prestemos um melhor serviço e se aproximando da comunidade e isso se reverte na redução dos índices criminais. O aumento que temos tido progressivo de pessoas presas e armas e drogas apreendidas”.
Em Feira de Santana, o ano de 2024 foi fechado com redução em relação ao ano de 2023 nos crimes violentos. “E agora também temos redução fazendo o balanço do primeiro semestre de quase 30% das mortes violentas na cidade. Um conjunto de investimentos tem sido aplicado nessa região não só com a chegada de novos policiais, peritos e bombeiros, mas acima de tudo com trabalho e operação de inteligência, operações pontuais e frequentes sendo realizadas pelas Polícias Militar e Civil, de forma integrada com as forças de segurança federais. Isso faz com que tenhamos reduções nos índices criminais não apenas em morte violentas como crimes contra o patrimônio”.
Com isso, consegue-se apreender armas de fogo, localizar foragidos da justiça, seja com reconhecimento facial, o que já bateu recorde esse ano aumentando em 100 pessoas presas a mais do que todo o ano de 2024. “Em Feira de Santana não foi diferente. Temos um aumento de pessoas presas, garantindo cada vez mais a paz e a segurança pública. Trabalhamos forte no combate a violência, as facções, em políticas públicas, integração com o município”, finaliza.
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Tempo nublado