Um terremoto de magnitude 8,8, considerado o mais forte no mundo desde 2011, atingiu a península de Kamchatka, na Rússia, nesta quarta-feira (30), ainda noite de terça no Brasil. O abalo sísmico resultou na formação de um tsunami que se alastrou pelo território russo e o Japão, com ondas que chegaram entre 3 a 4 metros.
O tremor ainda gerou alerta para outras regiões do Pacífico, incluindo o Havaí e parte da costa oeste dos Estados Unidos. Nesse sentido, as viagens áreas para a região foram canceladas. Além disso, houve atrasos e desvios de voos que tinham como destino às ilhas havaianas devido ao risco das ondas gigantes.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi considerado superficial, com profundidade de 19,3 km, e teve seu epicentro a cerca de 125 km a leste da cidade de Petropávlovsk-Kamtchatski.
Inicialmente estimado em 8,0, o tremor teve sua magnitude corrigida para 8,8 minutos depois. Pouco mais de meia hora após o primeiro abalo, um segundo terremoto de magnitude 6,9 foi registrado a aproximadamente 48 km de distância.
Voos
Aeronaves que partiram de cidades como Los Angeles, São Francisco, San Diego e Vancouver com destino a Honolulu foram forçadas a retornar ou desviar suas rotas na noite de terça (29), segundo o site de rastreamento FlightRadar24.
As companhias aéreas Hawaiian Airlines e Alaska Airlines anunciaram a suspensão temporária de partidas para o Havaí. Em comunicado conjunto, informaram que estão monitorando a situação junto às autoridades e que os voos em andamento estão sendo reavaliados conforme as atualizações dos alertas. Passageiros foram orientados a verificar o status de seus voos antes de se deslocarem aos aeroportos.
“Estamos priorizando a segurança de nossos hóspedes e tripulações, por isso decidimos suspender temporariamente as operações. Já emitimos isenções de taxa para remarcação de passagens e continuamos acompanhando o desenvolvimento da situação”, afirmaram as companhias.
Veja vídeos:
Começam os tsunamis no Japão (vídeo 1). Porto russo depois de passar um tsunami (vídeo 2). Baleias arrastadas por taunsmi no Japão (foro). Consequências do terremoto de magnitude de 8,8 que atingiu a Rússia e provoca alertas de taunsmi até no Chile. pic.twitter.com/eP0ftugDDH
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 30, 2025
Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas