Quarta, 23 de Julho de 2025 04:05
75 9 9702 9169
Saúde Saúde

Rede de Saúde municipal oferece mais de 23 tipos de vacinas para crianças e adolescentes

Os imunizantes estão disponíveis em 103 salas de vacinação distribuídas pelas unidades de saúde do município.

22/07/2025 08h15
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / FSA
Foto: Sara Silva - Arquivo
Foto: Sara Silva - Arquivo

A rede municipal de Saúde de Feira de Santana disponibiliza mais de 23 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, contra diversas doenças. Os imunizantes estão disponíveis em 103 salas de vacinação distribuídas pelas unidades de saúde do município.

Entre as vacinas oferecidas estão as que previnem paralisia infantil, hepatite, meningite, febre amarela, dengue, rubéola, sarampo, HPV, além de difteria, Covid- 19, tétano e coqueluche.

“Vacinas salvam vidas”, reforça o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, ao destacar a importância da imunização na prevenção de doenças e na promoção da saúde da população.

“A imunização é uma medida essencial para prevenir formas graves de doenças, além de reduzir hospitalizações”, acrescenta. 

DOSES APLICADAS

De 1º de janeiro a 17 de junho deste ano, foram aplicadas 15.497 doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) e 10.210 doses da vacina Pentavalente, que protege contra tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b (Hib).

No mesmo período, também foram aplicadas 2.911 doses da vacina contra a varicela; 5.215 doses contra o HPV; 7.161 contra a dengue. Ainda, foram aplicadas
6.388 doses da DTP (difteria, tétano e coqueluche); 6.281 da Meningocócica C; 29.895 da Influenza; 6.688 da Meningocócica ACWY, entre outras.

Rodrigo Matos reforça a importância de os pais e responsáveis manterem o cartão de vacinação das crianças e adolescentes atualizado. “Isso garante uma proteção completa em todas as fases da vida”, pontua o titular da pasta.

Vale lembrar que a rede municipal de Saúde também oferta imunizantes que compõem o calendário nacional do idoso e da gestante. Para ter acesso às vacinas, basta comparecer a uma das 103 salas de imunização com documento de identidade, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.