Terça, 14 de Outubro de 2025 22:41
75 9 9702 9169
Feira de Santana MCMV

Rui Costa vem a Feira de Santana para a assinatura de contratos para a construção de unidades do MCMV

Os contratos são de construção de 208 unidades habitacionais dos residenciais Pedra do Descanso I e II, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

21/07/2025 17h01
Por: Karoliny Dias Fonte: Jornal da Hora BA
Foto: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, autorizou, junto com o governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (21), no estacionamento do Centro de Convenções de Feira de Santana, os contratos de construção de 208 unidades habitacionais dos residenciais Pedra do Descanso I e II, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Representando o presidente Lula, Rui ressaltou que são mais de mil unidades e mais de R$ 200 milhões em investimentos. Para cidades menores, com menos de 50 mil habitantes, existe o FNHIS, Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, fundo criado para financiar programas e projetos de habitação de interesse social no Brasil. “Temos ainda a parte de entidades e habitação rural em municípios menores. Já foi aberta e autorizada a seleção e agora vamos abrir mais vagas para elas”.

A cidade terá ainda uma policlínica exclusiva, através do Agora Tem Especialidade, liberando vagas de consultas para os municípios vizinhos. “O próximo será o PAC da Educação onde queremos estimular que os municípios melhorem a oferta de creches e escolas de ensino infantil, o que os municípios da Bahia precisam recuperar essa posição que não nos agrada estar nas ultimas posições”. As policlínicas terão consultas, exames e funcionará durante a semana até às 22h e aos sábados e domingos com recursos do Governo Federal.

Rui ressalta que o Estado e a União não fazem alfabetização, mas precisam se mobilizar e ajudar os municípios a melhorar a educação. Ele comemora ainda o aquecimento da economia e a criação de novos empregos. “Passamos pelas ruas do país e vemos que as empresas estão contratando. A mão de obra e os materiais para essas obras do MCMV serão feitos aqui em Feira. Isso me deixa feliz e orgulhoso de comemorar o menor índice de desemprego do Brasil”.

Eleições 2026

Questionado sobre qual posição esperar ter nas eleições do próximo ano, Rui disse que insiste que ano ímpar é ano de trabalhar. “O ano par é de eleição. Se anteciparmos esse debate perdemos o foco no trabalho. Já coloquei meu nome à disposição para uma vaga no Senador e não pretendo ficar falando sobre eleição do ano que vem. Vamos falar só em março do ano que vem, prazo que eu tenho que sair do governo”.

Tarifaço

Rui lamenta que o presidente de uma grande potência mundial como os Estados Unidos resolvesse brigar com todo mundo. “Briga com a Europa, que já anunciou medidas contra os EUA, com o vizinho Canadá, México, China e entre eles o Brasil. Ele falou até da 25 de Março. Quem esperava ver uma potência como os EUA descer a esse nível, de falar do PIX, meio de pagamento do Brasil e anunciando algo que nunca se viu na diplomacia internacional, cancelar o visto de juízes da corte de outro país porque seu presidente discorda do julgamento dele. Imagine se fosse o contrário, se fosse Lula fazendo isso”.

A resposta não virá com emoção, mas com serenidade, firmeza e altivez, garante Rui. “Se dia 1º de agosto chegar e as medidas forem implementadas, o Brasil anunciará um conjunto de medidas garantindo a reciprocidade, não necessariamente em tarifas, mas em outras medidas para garantir a reciprocidade de tratamento”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.