A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), tem intensificado os esforços para reduzir os impactos provocados pelas chuvas no transporte público e na trafegabilidade de ruas e estradas da zona urbana e rural do município.
Recentemente, foram registradas dificuldades enfrentadas por passageiros da empresa Rosa, que realiza o transporte coletivo em diversas linhas da cidade. Entre os problemas apontados estão atrasos no atendimento após a quebra de veículos e a utilização de ônibus de apoio sem as condições adequadas de operação.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Barradas Carneiro, reconheceu os transtornos enfrentados pela população e explicou que, nesta época do ano, as chuvas comprometem o estado das vias e impactam diretamente o serviço de transporte coletivo. “De fato, não existe estrada rural em boas condições nesse período de chuva em nenhum lugar. Mesmo assim, a SOMA tem trabalhado incansavelmente na conservação e melhoria dessas estradas, mas muitas vezes chove e o trabalho realizado no dia anterior é perdido”, destacou.
De acordo com a Semob, os atrasos e desvios de itinerário têm ocorrido principalmente em trechos críticos, tanto na zona urbana quanto nos distritos. Problemas como buracos, obras nas vias, veículos estacionados de forma irregular e acúmulo de água nas estradas têm exigido mudanças operacionais por parte das empresas concessionárias, a exemplo da Rosa. Em comunidades como Jacu e Candeia Grossa, a empresa precisou encurtar o itinerário da linha 052 nos dias de chuva, para evitar que os veículos fiquem atolados.
Sérgio também reforçou que as garagens das empresas estão operando 24h para manutenção da frota e pediu a compreensão da população. “Os motoristas precisam redobrar a atenção e dirigir mais devagar para evitar acidentes e danos aos ônibus. Além disso, as equipes da prefeitura continuam realizando a operação tapa-buracos na zona urbana e mantendo as máquinas em atividade nos distritos, mesmo com as chuvas”, acrescentou.
O secretário fez ainda um apelo ao empresariado local para que seja compreensivo com os trabalhadores que dependem do transporte público e eventualmente chegam com atrasos devido às dificuldades enfrentadas. “Estamos trabalhando sob a orientação do prefeito José Ronaldo para minimizar todos esses problemas. Pedimos desculpas à população e garantimos que estamos empenhados em resolver as situações tão logo as condições climáticas permitam”, finalizou.
jovens aprendizes Seduc orienta jovens aprendizes sobre atendimento e processo de matrícula da Rede Municipal
Feira de Santana Prefeitura garante auxílio-transporte para pacientes com anemia falciforme, fibromialgia e pessoas que vivem com HIV/AIDS
Coletiva 2026 Sindicato do Comércio de Feira destaca avanços e explica impasse na Convenção Coletiva 2026
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26)
Feira de Santana Prefeitura garantiu o abastecimento de mais de 3 milhões de litros de água potável para os distritos em 2025
Limpeza Urbana Departamento de Limpeza Urbana recolheu mais de 7 mil cadáveres de animais das ruas e residências 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuva



