Reinaldo Lobo - Foto: Boca de Forno News
Reinaldo Lobo, secretário Cultura, Turismo e Esportes (SCTEL) da cidade de Santo Amaro da Purificação, afirmou que a pasta tem um calendário cultural extenso. “Já tivemos a festa do Senhor Santo Amaro, da Purificação e o prefeito Flaviano Bomfim gosta das tradições da nossa cidade. Foram festas boas e com um retorno positivo da população”.
Para que todas as festas ocorram de forma positiva, é preciso fazer programações. “Ouvimos a comunidade como por exemplo no Carnaval de Oliveira dos Campinhos e São Brás, e assim organizamos as festas fazendo um trabalho voltado para a comunidade”.
Na preservação do patrimônio público, o secretário disse que procurou órgãos como o Iphan e IPAC. “Mandamos e-mails pedindo informações para vermos como estão o andamento das coisas. Fizemos uma visita a Casa do Samba que está abandonada e já fechamos. Estamos sempre acompanhando esse processo”. O diálogo com as associações tem sido o melhor possível. “Estamos sempre dialogando, ouvindo as comunidades para que façamos as ações dentro do que ela está reivindicando”. A Casa do Samba tem uma verba de R$ 312 mil para fazer o seu projeto e o secretário está aguardando a liberação dela para dar início a esse trabalho.
O arquivo público do município, que é bastante rico e sempre buscado pelos estudantes, está aberto e funcionando, garante o secretário. “Está à disposição da comunidade. Estamos com em média seis estagiários diários na Secretaria que também está em nosso arquivo”.
O turismo tem sido fomentado após estar fora do mapa. “Quando assumimos estávamos fora do mapa do turismo do Ministério do Turismo e já voltamos a ele. Temos uma das cachoeiras mais visitadas da região, a Cachoeira do Urubu, que tem mais ou menos dez ônibus todos os finais de semana. É uma rota procurada. Temos uma preocupação com ela e estamos dando todo o apoio com o ecoturismo para orientar as pessoas que vão até lá”.
Na cultura, existe o Circo Cultural. No mês passado houve a apresentação de um filma sobre o samba de São Brás e será feito toda a semana. “Toda semana teremos uma ação na Secretaria para movimentar os grupos culturais da cidade”.
A maniçoba é uma iguaria de Santo Amaro. A assessora Geovanice Vigas afirmou que está dialogando para que se tenha o Festival Nacional da Maniçoba na cidade. “Estamos pensando em criar esse festival e envolver nossa gastronomia típica. Esses projetos irão alavancar tanto a cultura quanto o turismo de Santo Amaro. Isso junto com o samba, já que tia Ciata, muito conhecida no Rio de Janeiro e no mundo, é santamarense”.
Esportes
Geovanice Vigas, Reinaldo Lobo e Raimundo Jorge - Foto: Boca de Forno News
O coordenador de Esportes, Raimundo Jorge Saborosa, afirmou que está estruturando essa coordenação com o intuito de fomentar não apenas a prática do futebol. “Abrimos outras vertentes, principalmente com a ideia de colocar esses esportes dentro da comunidade escolar. Temos iniciação em tênis de mesa, voltamos com o Jiu Jitsu para crianças, agora estamos dialogando com o karetê e brevemente estaremos com o xadrez. Priorizamos estudantes matriculados e frequentando regularmente a rede pública municipal”.
Paralelo a isso está o futebol amador. “Estamos apoiando o campeonato de veteranos. Estamos pensando primeiros nos campos que foram todos degradados, pretendemos recuperar e fazer campeonatos amadores. Estamos trabalhando com jovens e crianças para fomentar a iniciação”.
O campeonato municipal precisa ser organizado com a Liga Santamarense de Futebol e a coordenação. “O prefeito já deixou claro que tem interesse na volta desse campeonato, mas a liga é um órgão independente da Prefeitura, por isso precisamos fazer o diálogo com ela e com 12 clubes filiados no município. Queremos ver as necessidades e dificuldades para ver o que pode ser feito. O estádio municipal está sendo recuperado”, finaliza.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas