O senador Otto Alencar (PSD-BA) comentou nas redes sociais, na quinta-feira (3), a tensão entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional após a derrubada do decreto que previa o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Em tom conciliador, o baiano sugeriu que a crise entre os poderes pode ser superada com diálogo.
“‘Recuar também é golpe’. Esse é um ensinamento do jogo de capoeira regional da Bahia. Executivo e Legislativo, nessa crise do IOF, devem aprender que em toda briga sempre se acha uma saída”, escreveu Otto no X (antigo Twitter), fazendo referência à cultura popular para ilustrar a necessidade de recuo estratégico.
A desavença ganhou força após o Congresso rejeitar, em 25 de junho, o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aumentava as alíquotas do IOF. Desde então, a relação entre os poderes vem sendo colocada à prova, com trocas de farpas e postagens críticas nas redes sociais de aliados do governo.
Apesar da turbulência, Lula negou qualquer ruptura com o Legislativo e reforçou sua gratidão ao apoio recebido nos últimos anos. “Parece que tem uma guerra entre o governo e o Congresso. Mas eu sou muito agradecido à relação que eu tenho com o Congresso Nacional. Até agora, nesses dois anos e meio, o Congresso aprovou 99% das coisas que nós mandamos”, afirmou o presidente.
Pesquisa Paraná Pesquisas: Lula vence no 1º turno em todos os cenários para 2026
Elogio Jerônimo elogia postura “altiva” de Lula em encontro com Trump
Nova eleição Filho de prefeito cassado por envolvimento com o Comando Vermelho vence a eleição e assume o cargo do pai
Política Em Salvador, ministro promete “lutar” por apoio do MDB a Lula
Política “São R$ 89 milhões de investimentos em Santanópolis”, afirma Vitor do Povo
Resposta Prefeitos investigados por desvio de dinheiro rebatem acusações 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



