O secretário de Serviços Públicos de Feira de Santana, Justiniano França, falou sobre a o termo de cooperação com a Associação Humana Povo para Povo Brasil, visando à valorização de resíduos e materiais para a promoção de uma cidade limpa e circular. A parceria, firmada entre o prefeito José Ronaldo e representantes da entidade sem fins lucrativos, visa à promoção do projeto Repense Reuse, através da captação de doações de roupas e sapatos usados.
Segundo o secretário, a entidade já trabalha em alguns estados e coletam roupas e calçados para que esse material não seja destinado ao aterro sanitário. “Há uma recuperação desses utensílios onde existem algumas associações ligadas a Humana que fazem a revenda para pessoas de baixa renda”.
O jeans é o segundo maior poluidor do mundo, perdendo apenas para o petróleo, ressalta Justiniano. “Isso indo para o aterro e sendo descartado de forma irregular causa danos consideráveis ao meio ambiente. Os contêineres serão instalados pela cidade. A Humana Brasil já está entrando em contato com algumas empresas para colocar nos pátios. No espaço público tem um em frente a Prefeitura e colocaremos outro no Parque Erivaldo Cerqueira, no Frei Monteiro e outros locais estão sendo identificados. A pessoa chega, coloca o material dentro com tranquilidade. Na próxima semana estaremos divulgando os locais”.
O que poderia ir para o aterro poderá gerar renda para entidades que trabalham com cooperativas. "Teremos 40 contêineres e a medida que for enchendo a coleta será feita. E isso acontecerá por tempo indeterminado", finaliza.
Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas