
Os 98 permissionários instalados no Mercado de Arte Popular (MAP) estão comemorando a política de justiça fiscal implantada pelo Governo Municipal de Feira de Santana, que está resultando na isenção, remissão e anistia de tributos e multas para comerciantes populares do município. A lei que autoriza a concessão do benefício entrou em vigor nesta semana e foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho aos beneficiários do entreposto comercial no final da manhã deste sábado (14).
Ao anunciar a adoção da medida, o prefeito José Ronaldo afirmou reconhecer as dificuldades financeiras enfrentadas pelos comerciantes, especialmente em decorrência da pandemia da Covid-19. “A nova legislação representa um avanço na justiça fiscal e no apoio do nosso governo à recuperação da economia da cidade”, frisou.
Os benefícios fiscais são possíveis graças à sanção da Lei Complementar nº 152/2025, que autoriza a concessão de isenção, remissão e anistia de tributos e multas a comerciantes populares. A iniciativa contempla diretamente concessionários e permissionários de mercados públicos, a exemplo do Centro de Abastecimento e do Mercado de Arte Popular, além de feiras livres, camelôs, ambulantes e profissionais do transporte escolar.
Os benefícios abrangem impostos, taxas, tarifas, preços públicos e multas referentes ao período entre março de 2020 e dezembro de 2024. Além de atender a uma demanda social, a nova lei está alinhada à Lei de Responsabilidade Fiscal e será acompanhada por medidas como a ampliação da base de contribuintes, atualização cadastral do IPTU e interposição de recursos junto à Secretaria Estadual da Fazenda. “A nova legislação representa um apoio significativo à recuperação econômica da cidade”, destacou o prefeito, ao lembrar que a lei já foi sancionada e publicada.
Durante o anúncio do benefício para os comerciantes do Mercado de Arte Popular, o prefeito José Ronaldo esteve acompanhado dos secretários de Comunicação, Joilton Freitas; e de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Márcia Cristina Ferreira; além do presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Marcos Lima.
Trânsito III Fórum de Vítimas de Violência no Trânsito será realizado em Feira de Santana no dia 28 de julho
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (22)
Feira de Santana SETTDEC atua no ordenamento e fomento na requalificação da Praça dos Sapateiros
Sujeira Lixo descartado irregularmente preocupa moradores na Rua São Roque
Feira de Santana Caminhão quebra e provoca congestionamento no Centro de Feira de Santana
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (21) 
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 30°
Parcialmente nublado


