O Consórcio Nordeste deu largada na implantação do Programa Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste). O lançamento nacional da proposta, ocorrido nesta terça-feira (10), foi marcado pela apresentação, para representantes dos Colegiados Territoriais, das ações estratégicas de ampliação da produção e do consumo de alimentos saudáveis em todo o país. Na Bahia, os 27 Territórios de Identidade serão contemplados.
A iniciativa, pensada pela Câmara Temática de Agricultura Familiar (CTAF) do Consórcio, busca articular e garantir que políticas públicas sejam executadas de forma ainda mais eficiente, fortalecendo a agricultura familiar. O programa busca impulsionar a segurança alimentar e o enfrentamento à pobreza.
Além dos Colegiados Territoriais, a apresentação reuniu representantes das secretarias estaduais relacionadas à agricultura familiar do Nordeste, como a própria SDR, representada pelo chefe de gabinete, Adriano Costa. “O PAS é uma grande oportunidade para orientar de uma forma melhor os investimentos que já acontecem no Estado da Bahia, como investimentos em assistência técnica, produtividade e orientação de crédito aos agricultores. Foi um ato de compromisso do Governo Federal e do Estado com os territórios contemplados”, destacou Adriano.
Durante a transmissão, representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, da direção do Consórcio Nordeste e da equipe técnica mostraram os fundamentos do programa. Também estiveram presentes os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Trabalho e Emprego (MTE), da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que explicaram os próximos passos para a implementação do PAS nos Estados.
Capacitação na Bahia
A SDR promoveu em maio uma reunião tática entre a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a coordenação do PAS para alinhar os próximos passos do programa e de ações estruturantes, como as Redes Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). A oficina teve o objetivo de garantir uma atuação em rede, mais eficiente e integrada.
Ainda ao longo do mesmo mês, a secretaria organizou oficina de formação voltada aos Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADTs), profissionais da Secretaria de Planejamento (Seplan) que passam a ter um papel estratégico no PAS Nordeste.
A formação foi parte do esforço de integrar e qualificar os atores envolvidos na iniciativa, preparando os ADTs para apoiar a organização das ações nos territórios, como Redes Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e elaboração de Plano Safra Territorial, potencializando os resultados do programa na região.
Encontro Prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo dos Anjos destaca papel dos municípios na economia circular durante a FNEC 2026
Entrega Prefeitura de Santo Amaro entrega mais de mil escrituras na Candolândia e anuncia pacote de ações em infraestrutura, saúde e educação
Chuvas na Bahia Governo reconhece situação de emergência em três cidades da Bahia
Investimentos Com recursos de R$ 1,55 bilhão, Jerônimo Rodrigues autoriza mais de 670 obras na Bahia
Inclusão Feira de Santana sedia fórum sobre inclusão e saúde emocional com foco em crianças e adolescentes
Curso técnico IFBA abre inscrições para curso técnico gratuito em Segurança do Trabalho em Santo Amaro 
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas


