Na manhã desta sexta-feira (06), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) deu início a uma operação de fiscalização nas ruas Marechal, Salas, Barbosa e adjacências, com o objetivo de combater práticas de emissão sonora excessiva por parte de comerciantes locais. A iniciativa faz parte de uma ação de educação ambiental voltada à conscientização sobre os limites legais de emissão de ruídos no ambiente urbano.
A equipe da Semmam realizou visitas aos estabelecimentos, entregando folhetos informativos e orientando sobre os riscos e penalidades previstos pela legislação, como a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e a Lei Municipal nº 3.726/2017. De acordo com as normas, o limite máximo de som permitido para atividades comerciais é de 70 decibéis durante o dia (7h às 22h) e 60 decibéis no período noturno (22h às 7h). Para veículos de som e propaganda volante, o limite é de 85 decibéis, com horário permitido das 7h às 20h, mediante autorização da secretaria.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Jaciara Moreira da Costa, a ação tem caráter preventivo e educativo. “Nosso objetivo neste primeiro momento não é punir, mas orientar. Queremos dialogar com os comerciantes sobre a importância de respeitar os limites sonoros, que são essenciais para a saúde da população, o bem-estar urbano e a preservação ambiental. Essa é uma advertência com foco na educação ambiental e na conformidade com a lei”, destacou.
Além de evitar sanções como multas, interdição do negócio e apreensão de equipamentos, o cumprimento das normas ajuda a garantir um ambiente mais saudável para trabalhadores, consumidores e moradores da região.
A Semmam continuará com ações similares em outros pontos da cidade ao longo das próximas semanas.
jovens aprendizes Seduc orienta jovens aprendizes sobre atendimento e processo de matrícula da Rede Municipal
Feira de Santana Prefeitura garante auxílio-transporte para pacientes com anemia falciforme, fibromialgia e pessoas que vivem com HIV/AIDS
Coletiva 2026 Sindicato do Comércio de Feira destaca avanços e explica impasse na Convenção Coletiva 2026
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26)
Feira de Santana Prefeitura garantiu o abastecimento de mais de 3 milhões de litros de água potável para os distritos em 2025
Limpeza Urbana Departamento de Limpeza Urbana recolheu mais de 7 mil cadáveres de animais das ruas e residências 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuva



