A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Divisão de Controle Epidemiológico, segue intensificando o monitoramento da presença do mosquito Aedes aegypti nos bairros Parque Ipê e Papagaio — áreas que registraram Índice de Infestação Predial (IIP) superior a 1%, acima do limite máximo recomendado pelo Ministério da Saúde.
Nesta segunda-feira (2), agentes de endemias retornaram aos imóveis onde foram instaladas as ovitrampas com o objetivo de substituir as paletas. O material recolhido passa por um processo de secagem e, em seguida, é encaminhado para análise laboratorial.
“O objetivo do estudo é verificar se há ou não a presença do mosquito fêmea naquela área. É analisada se a quantidade de ovos recolhidos na primeira paleta coincide com a segunda, ou se tem uma incidência de menor período da fêmea neste local, para daí traçar estratégicas para combater a proliferação do aedes naquela determinada área”, explica a coordenadora do Centro de Controle de Endemias, Priscila Soares.
As ovitrampas são espécies de armadilhas que utilizam recipientes com água, levedura de cerveja e uma palheta de madeira para atrair as fêmeas do mosquito em busca de locais para depositar seus ovos.
NOTIFICAÇÕES
Até o dia 22 de maio de 2025, Feira de Santana registrou 955 notificações de dengue, com 123 casos confirmados. Desses, 24 apresentaram sinais de alarme e um evoluiu para óbito.
Em comparação ao mesmo período de 2024, houve uma redução expressiva. No ano passado, foram notificados 13.746 casos, com 5.750 confirmações — sendo 849 com sinais de alarme e 21 classificados como graves.
Apesar da queda nos números, a atuação da equipe de endemias permanece constante. “O combate ao mosquito é contínuo, mesmo sem registros expressivos de casos confirmados. Trata-se de uma ação essencialmente preventiva”, destaca Verena Leal, chefe da Divisão de Controle Epidemiológico.
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana
Hospital Baiano Governo da Bahia autoriza construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Denuncia Moradores reclamam de demora de mais de três horas no atendimento do CEAF
Duplicação Prefeito Zé Ronaldo detalha obra de urbanização da Avenida Artêmia Pires
Grilagem Corregedoria afasta titular de cartório em Feira por suspeita de grilagem 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nublado



