A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Divisão de Controle Epidemiológico, segue intensificando o monitoramento da presença do mosquito Aedes aegypti nos bairros Parque Ipê e Papagaio — áreas que registraram Índice de Infestação Predial (IIP) superior a 1%, acima do limite máximo recomendado pelo Ministério da Saúde.
Nesta segunda-feira (2), agentes de endemias retornaram aos imóveis onde foram instaladas as ovitrampas com o objetivo de substituir as paletas. O material recolhido passa por um processo de secagem e, em seguida, é encaminhado para análise laboratorial.
“O objetivo do estudo é verificar se há ou não a presença do mosquito fêmea naquela área. É analisada se a quantidade de ovos recolhidos na primeira paleta coincide com a segunda, ou se tem uma incidência de menor período da fêmea neste local, para daí traçar estratégicas para combater a proliferação do aedes naquela determinada área”, explica a coordenadora do Centro de Controle de Endemias, Priscila Soares.
As ovitrampas são espécies de armadilhas que utilizam recipientes com água, levedura de cerveja e uma palheta de madeira para atrair as fêmeas do mosquito em busca de locais para depositar seus ovos.
NOTIFICAÇÕES
Até o dia 22 de maio de 2025, Feira de Santana registrou 955 notificações de dengue, com 123 casos confirmados. Desses, 24 apresentaram sinais de alarme e um evoluiu para óbito.
Em comparação ao mesmo período de 2024, houve uma redução expressiva. No ano passado, foram notificados 13.746 casos, com 5.750 confirmações — sendo 849 com sinais de alarme e 21 classificados como graves.
Apesar da queda nos números, a atuação da equipe de endemias permanece constante. “O combate ao mosquito é contínuo, mesmo sem registros expressivos de casos confirmados. Trata-se de uma ação essencialmente preventiva”, destaca Verena Leal, chefe da Divisão de Controle Epidemiológico.
jovens aprendizes Seduc orienta jovens aprendizes sobre atendimento e processo de matrícula da Rede Municipal
Feira de Santana Prefeitura garante auxílio-transporte para pacientes com anemia falciforme, fibromialgia e pessoas que vivem com HIV/AIDS
Coletiva 2026 Sindicato do Comércio de Feira destaca avanços e explica impasse na Convenção Coletiva 2026
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26)
Feira de Santana Prefeitura garantiu o abastecimento de mais de 3 milhões de litros de água potável para os distritos em 2025
Limpeza Urbana Departamento de Limpeza Urbana recolheu mais de 7 mil cadáveres de animais das ruas e residências 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuva



