Quarta, 03 de Setembro de 2025 12:28
75 9 9702 9169
Política Candeal

Hospital Municipal de Candeal precisa de um gerador, diz vereador oposicionista

Segundo Nildo Brito, sempre que chove a energia cai e a unidade passa por apagões de oito a dez horas, impedindo a realização de serviços.

03/06/2025 13h58 Atualizada há 3 meses
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Nildo Brito - Foto: Boca de Forno News
Nildo Brito - Foto: Boca de Forno News

O vereador da cidade de Candeal Nildo Brito falou sobre o seu mandato e ressaltou que está na oposição ao governo municipal. “Meu mandato é participativo e com o foco no desenvolvimento do município e bem estar da população. Estou em meu segundo mandato, com uma votação expressiva, reconhecimento do bom trabalho que estamos fazendo desde 2020 na cidade. Eu mais que dobrei minha votação e isso é fruto desse bom trabalho que estamos desemprenhando aqui em Candeal”.

Nildo afirmou que a Câmara tem tudo ótimos projetos, inclusive com um voltado a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Ele está na fase de ouvir as famílias que tem crianças com TEA e que precisam de atenção. Vamos buscar entregar com esse projeto uma política pública que possa assistir essas famílias e suas crianças especiais que merecem o nosso colhimento, atenção, acesso a todas as políticas do município e com qualidade”.

Na Câmara, os seus colegas tem a postura de entender que se a matéria é importante para o cidadão, seja qual for, nenhum vereador tem objeção. “Parabenizo aos meus colegas por ter esse pensamento, mesmo a situação sendo a maioria. É uma relação boa e minhas indicações e projetos são aprovados porque são para o bem do povo. A resistência é no Poder Executivo, mas nosso mandato não desiste facilmente, fazendo uma cobrança respeitosa envolvendo o cidadão candealense através das redes sociais que aquele projeto é bom para ele, o que leva o gestor a atender o nosso pedido”.

Sua relação com o prefeito Junior Batata é de amizade. “Mas está distante por eu ser oposição. Já fiz parte do governo, mas o ex-prefeito Everton decidiu seguir por outro caminho, deixando nosso grupo. Não o questionamos, respeitamos sua decisão porque cada um tem o direito de seguir os seus caminhos. Eu me mantive com minha palavra porque o homem que tem palavra ele honra e cumpre”.

O acordo, quando Everton foi para a cidade de Candeal, era que ele iria retribuir o apoio do seu grupo ao seu vice-prefeito Agnaldo Neto. “Mas ele mudou os seus pensamentos e não cumpriu com o acordo político. Decidiu fazer como sucessor o seu sobrinho que obteve êxito e é hoje prefeito”.

Ainda conforme o vereador, a oposição não é muito bem atendida pela gestão. “É um equívoco dele porque precisamos ter uma relação diplomática, independente de situação e oposição porque o foco de ambos os lados deve ser um só: desenvolver o município e integrar políticas públicas que mude a vida do nosso povo”.

A avaliação que o vereador faz da administração do prefeito, que está em seu sexto mês, é regular. “Ele administra os recursos do município, estamos com os serviços básicos funcionando, mas deve ser mais eficiente, que entregue mais trabalho e mais desenvolvimento. Tudo o que ele conseguiu fazer até agora são obras importantes, mas em parceria com o Governo do Estado. Dá para melhorar fazendo obras com recursos próprios, como pavimentações e a falta de energia, porque ele ainda não fez nada e existem obras paralisadas”.

Nildo Brito - Foto: Boca de Forno News 

O Hospital Municipal não tem um gerador. “É outro pedido importante que fiz. A energia do hospital falha muito. Sempre que chove a energia cai e passamos por apagões de oito a dez horas. Serviços simples do hospital fica sem ser realizado porque não tem energia. A solução é o gerador. O nosso mandato, em parceira com mais quatro vereadores, destinou mais R$ 120 mil em emendas impositivas para a compra desse gerador e o hospital funcione plenamente bem, independente de ter energia ou não”.

Aconteceu ainda na manhã desta terça-feira (3) uma audiência pública onde o Poder Executivo demonstrou o primeiro quadrimestre do Exercício Financeiro da gestão municipal. “Alguns índices a gestão vem atendendo e alcançando. Percebemos que houve queda em algumas receitas municipais, como IPTU, ITBI e outros bons aumentos. Acredito que o gestor tenha alguma estratégia para recuperar essas receitas”.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito Junior Batata para saber se ele gostaria de falar algo sobre as reclamações do vereador, mas não obteve retorno.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.