Nesta sexta-feira, 30 de maio, das 9h às 13h, será realizada uma audiência pública sobre a letalidade policial na Bahia, no Auditório Raul Chaves, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro da Graça, em Salvador.
A atividade é promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia e contará com a presença de familiares de vítimas da violência policial. Entre os participantes estão Luzia e Adriana, mãe e prima de Victor Cerqueira Santos Santana, conhecido como Vitinho – jovem negro assassinado em Caraíva, distrito de Porto Seguro. Além do caso de Vitinho, outros dois assassinatos na Bahia também serão abordados, buscando dar visibilidade às vítimas e cobrar respostas do poder público.
A audiência acontece em meio à crescente mobilização por justiça no caso de Vitinho, que já conta com mais de 30 mil assinaturas em um abaixo-assinado na plataforma Change.org. A petição, iniciada por Miguel Neto, foi entregue ao Ministério Público da Bahia e pede investigação rigorosa, responsabilização dos envolvidos e apoio à família. Na ocasião da audiência, a família de Vitinho também fará a entrega à Defensoria Pública do Estado da Bahia.
Na última semana, uma projeção visual foi realizada no Pelourinho em homenagem a Vitinho, reunindo mensagens e imagens que reforçam o clamor por justiça.
Segundo dados recentes, a Bahia lidera o ranking nacional de mortes por intervenção policial. Em 2024, o estado registrou 1.557 mortes desse tipo, mantendo-se no topo do índice nacional.
Morta a facadas Professora assassinada em Rondônia é velada e cremada em Salvador
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026
Brasil Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa
Questionamentos Crise administrativa e contratos sob suspeita marcam gestão em São Francisco do Conde
Vista de Lula Bahia recebe mais de R$ 300 milhões em investimentos do PAC Saúde com entrega de veículos e equipamentos
Nova direção José Edivaldo Rocha Rotondano é novo presidente do TJ-BA; veja quem compõe nova mesa diretora 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas



