A juíza eleitoral da 118ª Zona Eleitoral, Dra. Diva, marcou para a próxima terça-feira, 3 de junho de 2025, às 9h30 e às 11h30, a realização das audiências de instrução referentes às Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) nº 0600983-97.2024.6.05.0118 e nº 0600984-82.2024.6.05.0118. As ações apuram uma suposta fraude na aplicação da cota de gênero praticada pelos partidos Podemos e União Brasil nas eleições municipais de 2024, no município de Maragogipe.
A magistrada determinou a convocação de todas as partes envolvidas, seus advogados e as testemunhas arroladas, com comparecimento obrigatório às audiências, que serão realizadas presencialmente no Fórum de Cachoeira.
O depoimento das testemunhas, que será prestado perante a juíza e o representante do Ministério Público Eleitoral, é aguardado com grande expectativa. Todas estarão legalmente obrigadas a dizer a verdade, sob pena de incorrerem no crime de falso testemunho, o que poderá resultar na decretação de suas prisões durante a audiência.
O foco da investigação recai sobre cinco candidatas cujos registros foram indeferidos: Gilmaci (conhecida como “Rasta”), Rosineia (irmã do vereador eleito Marcelo Borges), Jucelma França (filha do ex-vereador Zé de Roque), Jaguaracy Souza e Marlene Rebouças. Segundo apurado, nenhuma dessas candidatas foi substituída pelos respectivos partidos, resultando na participação dos seus partidos na eleição com percentual de candidaturas femininas inferior ao exigido pela legislação eleitoral.
Foto: Reprodução
Além disso, figuram como investigados os vereadores Enadio Careca, Fabinho de São Roque, Roberval Filho, Tawan Pereira e Alongado — todos aliados próximos da gestão do prefeito Valnicio Armede, recentemente cassado. Caso a fraude na cota de gênero seja comprovada, os diplomas desses vereadores poderão ser cassados, o que deverá resultar em uma reconfiguração da composição da Câmara Municipal.
Nos bastidores da política local, comenta-se que, em eventual afastamento dos atuais vereadores, as vagas poderão ser ocupadas pelos candidatos suplentes Marcos de José Benedito, Luisinho, Ricardinho de França, Vaninho de Delza e Heder Araújo.
Pesquisa Paraná Pesquisas: Para 45,8% dos brasileiros, segurança pública piorou no governo Lula
Política Deputados baianos viajam para Paris com despesas pagas pela ALBA
Prefeito de Maragogi Prefeito de Maragogipe retira mais de R$ 1,5 milhão da educação para quitar dívidas e pagar consultorias
Fake News Vereador acusa prefeito de São Francisco do Conde de tentar confundir população sobre retorno do programa “Pão na Mesa”
Eleições 2026 Coronel suscita indicar Eleusa Coronel na vice de Jerônimo, mas “relação” com MDB prevalece com aceno a prefeitos
Política Geddel aposta em vitória de Jerônimo ainda no 1º turno e questiona candidatura de ACM Neto 
Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsas



