O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), confirmou nesta terça-feira (20) sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa, em reunião com a bancada federal de seu partido.
“Sim, eu sou um pré-candidato à Presidência da República. Busco este caminho. É uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer muito contribuir para o Brasil”, afirmou Leite.
Segundo o governador, o desejo de concorrer ao cargo mais alto do Executivo nacional não se sobrepõe ao compromisso com o país. Ele destacou que seu objetivo é apresentar uma alternativa à atual polarização política.
“Uma eleição é um momento precioso da democracia, para que a gente escolha, com esperança, um caminho melhor — e não por sentimentos de mágoa, ódio e rancor. Sim, eu aspiro. Tenho energia, disposição, estou preparado e capacitado”, declarou.
Leite também afirmou que sua saída do PSDB não significa optar por um caminho mais fácil. Ele deixou o partido no qual construiu sua carreira política e se filiou ao PSD no dia 9 deste mês, em evento realizado na cidade de São Paulo.
Entrevista Ex-deputado Carlos Geilson esclarece rompimentos, alianças e trajetória política em entrevista ao Programa Boca de Forno
Política Em entrevista ao Boca de Forno, Zé Neto fala sobre possível aliança com Ronaldo, eleições e saída de Coronel da base
Cassado e preso Dez anos após impeachment, Cunha repete estratégia de Dilma para voltar à política
Encontro “Faço questão de manter cordialidade”, diz Bruno sobre encontro com Jerônimo
Política Saiba por que a Bahia é crucial para a vitória de Lula nas eleições 2026
fluxo de atendimento Reunião com médicos plantonistas discute informatização e fluxo de atendimento em Antônio Cardoso 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas



