A secretária de Saúde da cidade de Santo Amaro da Purificação, Elaine Teixeira, falou sobre o mutirão de oftalmologia que será realizado no município. Segundo ela, no dia 24 de maio será realizada uma grande triagem para esse mutirão de cirurgias oftalmológicas. A triagem acontecerá entre as 7h e 17h, na policlínica Regis Pacheco.
“As cirurgias que serão triadas são de catarata, pterígio e capsulotomia. Todas as pessoas que tem requisições médicas ou estão aguardando o agendamento dessas cirurgias podem se dirigir a sua Unidade de Saúde da Família de referência, de segunda a sexta, das 8h às 17h, até o dia 23 de maio. Elas serão agendadas para essa triagem no dia 24. Os documentos necessários são o seu RG, comprovante de residência e cartão SUS. Quem já tem a recomendação médica e alguns exames já podem também levar nessa oportunidade. Quem não tem, também será encaminhada para o dia 24”.
No dia da triagem já será ainda realizado o pré-operatório de todas as que são elegíveis para realizar as cirurgias. “Teremos lá o cirurgião oftalmológico, o anestesista, os exames laboratoriais já serão realizados também nesse dia. O paciente já sairá pronto, preparado e com a data agendada da sua cirurgia”, explica.
Situação dos postos de saúde
Os postos de saúde do município foram todos verificados e notou-se que alguns deles não tinham nem uma geladeira doméstica para manter as vacinas e tinha que se as transportar todos os dias. “Identificamos a necessidade de uma requalificação. Adquirimos recentemente câmaras frias que são muito mais eficientes para a conservação das vacinas e são capazes de manter ela devidamente refrigerada. Isso facilita o trabalho das equipes de saúde da família e faz com que administremos a vacina de forma segura. Atualmente, 50% das unidades já tem essas câmaras aguardando chegar o restante. Em breve serão 100% das USFs”.
Para as famílias que passaram por uma situação difícil com as chuvas que caíram na cidade e causaram inundações, a secretária diz que está realizando o monitoramento de todas elas e realizou um dia D de vacinação para vacinar todas elas. “Fizemos durante o período da emergência e damos continuidade a isso. A vacinação da Influenza é importantíssima para evitar a forma grave e as Síndromes Respiratórias Aguda. O Ministério da Saúde já liberou e estamos nos organizando para vacinar a todos”, finaliza.
Com informações do repórter Gilliard José
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Diagnóstico precoce Câncer de próstata, diagnóstico precoce e cirurgia robótica podem salvar vidas: conheça caso de superação
Saúde HEC realiza ensaio fotográfico em alusão ao Novembro Roxo e à causa da prematuridade
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (17) falou sobre doenças autoimunes
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (10) falou sobre intestino lento 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas


