O Colégio Estadual de Cachoeira recebeu nesta segunda-feira (19), a segunda etapa do projeto "Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade", iniciativa do Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA). O evento combinou aulas públicas, intervenções artísticas e debates, reforçando a importância da resistência popular no processo histórico de emancipação.
A atividade ocorre em celebração aos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia
Nesta segunda (19), a professora Indira Santos conduziu uma aula pública sobre o papel decisivo da Bahia na Independência, destacando eventos históricos e figuras centrais no processo como Maria Felipa e o Exército Libertador. Em seguida, os alunos do colégio realizaram uma intervenção poética, com textos autorais de Lucas Santana, Luana dos Santos e Ana Marin, mesclando literatura e memória.
A atividade "Nossas Memórias", que valoriza a preservação de acervos privados de interesse público, contou com a participação de Cacau Nascimento, reforçando a importância da preservação da cultura popular. A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Cachoeira, Cristina Soares, prestigiou o evento, destacando a relevância de ações que resgatam a identidade local.
O "Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade" segue para São Félix na terça-feira (20). Até junho, o projeto visitará 19 municípios, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Ação promovida pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA percorrerá 19 cidades até junho, destacando o protagonismo baiano na luta pela liberdade
Bahia PDI Bahia 2050: oficinas aprimoram estratégias de desenvolvimento do estado para as próximas três décadas
Acidente Carreta-tanque carregada com etanol e gasolina tomba na BR-242
Saúde Governo do Estado anuncia novos investimentos na saúde regional e entrega 85 veículos durante o 2º Fórum dos Consórcios
Furto de cabos Furto de cabos de energia impacta mais de 7 mil baianos em 2025, aponta Neoenergia Coelba
Altas temperaturas Altas temperaturas já matam mais de 500 mil pessoas por ano, alertam cientistas
Fliac Antonio Cardoso realizará 3ª edição da Feira Internacional Literária em novembro 
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado



