O Colégio Estadual de Cachoeira recebeu nesta segunda-feira (19), a segunda etapa do projeto "Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade", iniciativa do Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA). O evento combinou aulas públicas, intervenções artísticas e debates, reforçando a importância da resistência popular no processo histórico de emancipação.
A atividade ocorre em celebração aos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia
Nesta segunda (19), a professora Indira Santos conduziu uma aula pública sobre o papel decisivo da Bahia na Independência, destacando eventos históricos e figuras centrais no processo como Maria Felipa e o Exército Libertador. Em seguida, os alunos do colégio realizaram uma intervenção poética, com textos autorais de Lucas Santana, Luana dos Santos e Ana Marin, mesclando literatura e memória.
A atividade "Nossas Memórias", que valoriza a preservação de acervos privados de interesse público, contou com a participação de Cacau Nascimento, reforçando a importância da preservação da cultura popular. A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Cachoeira, Cristina Soares, prestigiou o evento, destacando a relevância de ações que resgatam a identidade local.
O "Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade" segue para São Félix na terça-feira (20). Até junho, o projeto visitará 19 municípios, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Ação promovida pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA percorrerá 19 cidades até junho, destacando o protagonismo baiano na luta pela liberdade
Morta a facadas Professora assassinada em Rondônia é velada e cremada em Salvador
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026
Brasil Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa
Questionamentos Crise administrativa e contratos sob suspeita marcam gestão em São Francisco do Conde
Vista de Lula Bahia recebe mais de R$ 300 milhões em investimentos do PAC Saúde com entrega de veículos e equipamentos
Nova direção José Edivaldo Rocha Rotondano é novo presidente do TJ-BA; veja quem compõe nova mesa diretora 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas



